Judoca que lidera o quadro de medalhas da Federação Internacional de Judô (FIJ) na temporada 2013, Charles Chibana perdeu na semifinal e vai disputar a medalha de bronze na categoria meio-leve (até 66kg), no Mundial de Judô, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, ele foi superado pelo japonês Masashi Ebinuma, campeão mundial em Paris-2011. Na disputa do terceiro lugar, o brasileiro terá pela frente outro japonês: Masaaki Fukuoka.
Continua depois da publicidade
Depois de vencer suas quatro lutas por ippon, Chibana começou bem a semifinal e fez o japonês sofrer uma punição. A luta seguiu equilibrada, com os dois judocas arriscando bons golpes. Melhor para Ebinuma, que obteve um ippon faltando 4s para o fim do combate.
Em 2013, Chibana já conquistou três ouros e uma prata. Ele foi campeão no Pan American Open de Montevideu e San Salvador, e no Grand Slam de Moscou. O vice-campeonato veio no Pan American Open de Buenos Aires. Na cola do brasileiro estão o belga Dirk Van Tichelt, da categoria leve (até 73kg), e Naohisa Takato, que nesta segunda-feira foi campeão no Rio no ligeiro (até 60kg). Ambos têm três ouros.
Na primeira luta, Chibana derrotou o equatoriano Israel Verdugo. O rival tinha duas punições quando o brasileiro, faltando 2m28s para o fim do combate, conseguiu um ippon com excelente golpe. Seu segundo rival foi o canadense Patrick Gagne. Chibana obteve um wazari logo no começo e, faltando 3m15s, conseguiu mais um ippon.
Nas oitavas, o brasileiro encarou o israelense Tal Flicker. Com uma punição para cada lado, Chibana imobilizou o rival faltando 3m10s e somou mais um ippon. Por fim, nas quartas de final, ele passou pelo russo Mikhail Pulyaev com um novo ippon logo no início da luta.
Continua depois da publicidade
Até esta terça-feira, os dois já tinham se enfrentado duas vezes, com uma vitória para cada lado. Na Universíade de Shenzhen-2011, o russo tinha levado a melhor. Em julho deste ano, o brasileiro deu o troco e venceu nas oitavas de final do Grand Slam de Moscou.