Uma possível contaminação no rio que abastece a cidade de Guaramirim interrompeu a captação de água na manhã desta quarta-feira (9). Cheiro forte e espuma na água foram identificados, porém, ainda não foi possível identificar qual produto contaminou o rio. Com o interrompimento na captação, todo o município pode ficar sem água.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— A gente percebe ali na captação que tem alguma espuma que se formou por cima da água. Isso é algum tipo de contaminação. A gente fez a coleta dessa água, vai mandar para análise para ver o que é isso, mas, por enquanto, não sabemos o que é. Só tem um cheiro forte de algum produto para tinta, não sei se é algum tíner, algum solvente, alguma coisa assim — conta o diretor de recursos hídricos da Águas de Guaramirim, Jean Carlos Rausisse.
Homem encapuzado invade loja, rouba dinheiro e foge de táxi em SC
Segundo o diretor, a retomada da operação do sistema depende de algumas etapas até que seja normalizada.
Continua depois da publicidade
— A distribuição é interrompida quando a gente identifica, a gente faz a lavagem depois de todo o sistema de tratamento de água E isso é normalizado quando ele para de receber esse produto pelo rio. Então, depende do quanto que aparece no rio desse produto pra gente conseguir retomar o abastecimento normal — explica.
Ainda não há previsão de normalização e o abastecimento de água pode ficar prejudicado em todo o município. Os órgãos competentes já foram comunicados. A concessionária pede a compreensão de todos os moradores e solicita o uso consciente da água durante este período. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (47) 3373-5535 e (47) 3373-3803.
Leia também
SC tem 25 praias e marinas premiadas no “Oscar das praias” com o selo Bandeira Azul
SC tem 25 praias e marinas premiadas no “Oscar das praias” com o selo Bandeira Azul
Projeto para nova etapa da duplicação da BR-470 avança mais um passo