A campanha do Metropolitano no Campeonato Catarinense deste ano pode ser dividida em duas partes. Na primeira, em três jogos contra adversários diretos na briga por uma vaga na Série D do Brasileiro, no segundo semestre, e ficou bem aquém do esperado. Somou apenas dois pontos. Na outra parte, em nove pontos disputados contra três grandes forças do futebol catarinense ficou com sete. Nesta quarta-feira, às 20h30min, diante do Atlético de Ibirama, no Estádio da Baixada, o Verdão tem a oportunidade de por fim a essa síndrome de Robin Hood. Assim como o mítico fora da lei inglês que roubava da nobreza para dar aos pobres, o Metrô conquista pontos importantes diante dos grandes e se complica com os pequenos.

Continua depois da publicidade

Ao seu favor o Metrô carrega duas vantagens. Está à frente na tabela de classificação (é o terceiro colocado, com nove pontos, enquanto o Atlético é o sétimo, com seis) e tem um histórico recente favorável nos duelos com o time grená no Estádio da Baixada. Nas últimas três viagens que fez ao Alto Vale, venceu duas e empatou outra. Ano passado foi com um triunfo em Ibirama que o time verde garantiu antecipadamente sua vaga no quadrangular semifinal.

Alheio a tudo isso, o técnico Pingo considera o duelo uma decisão e vai em busca dos três pontos, que devem garantir o time na próxima fase do Estadual.

– Com uma vitória a gente está classificado. Não passa outro resultado pela minha cabeça – comenta.

Continua depois da publicidade

Para isso o treinador quer que a equipe mantenha a proposta de jogo, marcando forte e no campo adversário.

– Não podemos recuar, como aconteceu nos últimos jogos. Assim a gente não sofre pressão. Temos que colocar o adversário bem longe do nosso gol – emenda.

O treinador planeja manter a escalação que fez boa partida contra a Chapecoense. A única dúvida é o meia Gustavo Sauer, que sente dores musculares. Por se tratar de uma decisão, Pingo foge do habitual e faz mistério sobre o substituto: o volante Thiago Silva e o meia Esquerda são as principais opções.

Continua depois da publicidade