Com a chegada do horário de verão o sono é um dos transtornos mais sentidos pela população. Segundo o médico pediatra Roberto Morais, com a mudançado horário a partir da zero do domingo, dia 20, o período de readaptação pode ser de pelo menos duas semanas.

Continua depois da publicidade

– Quem sente mais são as crianças e adolescentes que estudam no período da manhã. Por isso é importante que neste primeiro momento elas durmam um pouco mais cedo do que o usual – explica o médico.

Os adultos também podem sentir alterações no sono, e outros efeitos como a redução do desempenho profissional, possibilidade de ocorrência de cefaléias, irritabilidade e cansaço.

As pessoas mais velhas, especialmente as aposentadas, que costumam tirar cochilos durante o dia, não deverão sentir tanta falta de sono com a mudança de horário.

É importante destacar que essas reações provocadas pelo horário de verão vão depender muito da característica de cada um.

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, a chegada do horário pode ajudar na melhoria da qualidade de vida da população. Como os dias ficam mais longos a pratica de atividades físicas e de lazer são favorecidas.

Atenção com os voos

A orientação para quem tem viagem aérea programada para o domingo, dia 20, é prestar atenção na mudança do horário para não chegar atrasado e perder voos nos aeroportos.