Na tarde da última quarta-feira (22) começou a primavera, e a partir de agora as temperaturas devem aumentar. Com isso, a incidência de raios ultravioleta também vai aos poucos se tornando mais forte, principalmente nos horários de pico, das 9h às 16h. Muito se fala sobre os cuidados com a pele nesses dias de sol forte, porém, os olhos também precisam de proteção aos raios solares.

Continua depois da publicidade

> Vale Europeu é referência em herança histórica e cultural

Os raios ultravioleta podem causar vários danos aos olhos, originando doenças como pterígio, catarata, degeneração macular, ceratites, fotoceratites, carcinomas (câncer), entre outras. A proteção dos olhos contra os raios UV pode evitar ou retardar muitas dessas doenças. O pterígio, por exemplo, é quando a membrana do interior das pálpebras e sobre a parte branca do olho fica mais espessa como reação à radiação ultravioleta. Essa é uma doença bastante evitável quando se cria o hábito de usar óculos de sol corretamente.

O Brasil se encontra em uma posição com muita incidência solar, especialmente nos estados mais próximos à linha do Equador. Mas engana-se quem acredita que o sul do país está mais protegido dos perigos que os raios UV representam. Por algumas características fenotípicas e genéticas, a população do sul também deve manter cuidados diários para evitar problemas de pele e doenças oculares.

No verão, os óculos de sol certificados e de qualidade são grandes aliados do cuidado com os olhos. Mais do que acessórios de moda, são também proteção contra os danos dos raios solares. É claro que sempre se pode optar por um modelo que tenha um belo design e agregue à estética pessoal. O que não se pode esquecer é que o modelo escolhido precisa ter certificações de qualidade que comprovem a eficácia das lentes na proteção contra os raios UV. Isso é importante para não causar a falsa sensação de estar protegido.

Continua depois da publicidade

Existem algumas formas de ter certeza de que os óculos de sol escolhidos realmente protegem contra os raios solares. Pode-se verificar, primeiramente, se a ótica escolhida trabalha com produtos de qualidade e certificados. Além disso, pode-se olhar para o nível de proteção solar dos óculos de sol: recomenda-se que protejam 98% contra a luz solar ou tenham a proteção chamada UV 400, que bloqueia todos os raios UVA e UVB.. Uma sigla que pode ser encontrada no interior das hastes dos óculos é “CE”, que significa “conformité européene”, ou seja, de acordo com os padrões europeus, mais uma certeza de que aqueles óculos seguem certos padrões.

> Pós-pandemia: Turismo de SC aposta em temporada de verão com mais movimento

As lentes dos óculos de sol também têm diferentes níveis de proteção, que nem sempre têm a ver com a sua cor. Ou seja, tanto lentes claras quanto escuras podem oferecer 100% de proteção UV. A cor das lentes na verdade representa outras particularidades: as lentes verdes aumentam o contraste e auxiliam quem tem hipermetropia. Lentes amareladas ou marrons são recomendadas para dirigir e para os míopes.

As lentes polarizadas têm uma proteção 100% contra raios UV e ainda reduzem os reflexos e brilhos, se aproximando mais de uma visão natural. Quem tem problemas importantes de visão também não deve esquecer de agregar grau às suas lentes, e isso só pode ser feito por óticas de qualidade que oferecem tanto óculos de grau quanto solares.

Uma das maiores franquias de óculos de grau e solares do país, as Óticas Carol oferecem diversas opções adequadas para as necessidades de cada cliente. Por isso é importante contar com um atendimento especializado, já que o especialista saberá recomendar o modelo de óculos de sol com o tamanho de lente, cor e proteção UV adequada ao que cada um precisa. Além disso, o compromisso com a qualidade garante que as lentes terão proteção UV e que os óculos de sol comprados protegem a visão.

Continua depois da publicidade

> 7 benefícios dos alimentos orgânicos

Fique de olho no instagram @oticascarol.brusqueblumenau para acompanhar dicas sobre como cuidar dos seus olhos e escolher os melhores óculos.

Conheça as lojas físicas:

Brusque

  • Avenida Cônsul Carlos Renaux, 120

Blumenau

  • Shopping Neumarkt
  • Norte Shopping
  • Rua XV de novembro, 920

Confira o especial do Santa 50 anos.

Leia também

Dieta ideal para manter uma alimentação saudável

Saúde não precisa pesar no bolso; conheça um sistema catarinense com preço justo

São Joaquim: Saiba por que visitar a Capital da Maçã em qualquer estação do ano