O fim de semana com previsão de frio em Santa Catarina movimentou os principais pontos turísticos da Serra Catarinense. Embora a maior expectativa de queda nas temperaturas seja para domingo (18) e segunda-feira (19), muita gente aproveitou o dia de folga e o amanhecer mais invernal de sábado para tirar do armário os casacos mais quentes e ir de mala, e às vezes cuia, visitar alguns dos pontos mais altos do Estado.
Continua depois da publicidade
> Puchalski: Fim de semana terá sol e entrada de ar polar
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O Morro do Campestre, em Urubici, recebeu visitantes curiosos para contemplar os vales da cidade e fazer fotos da paisagem vista do topo, acessado por breves escadarias na parte final. O local tem 1.380 metros de altura e tem se tornado cenário de fotos como uma “nova pedra furada” do município – a tradicional, ponto turístico do Morro da Igreja, só tinha autorização para visitas disponíveis a partir da terça-feira.
Pela manhã no Morro do Campestre, maridos e namorados promovidos emergencialmente a fotógrafos caprichavam nos ângulos para fazerem os melhores registros do passeio. Sempre bem orientados sobre o enquadramento ideal, garantiam futuros TBTs do alto da Serra, e também ficavam bem na foto.
Continua depois da publicidade
O roteiro mais próximo à natureza é convidativo para passeios em família e também para programas românticos. O jovem casal Maria Antônia Machado, 21 anos, e Alvin Neto, 23, de Florianópolis, subiu a BR-282 para comemorar um ano de namoro com um passeio de três dias.
– Ele ainda não conhecia a região, então aproveitamos para visitar. O clima mais frio o contato com a natureza chamam bastante a atenção para escolher a Serra – contou Maria Antônia.
A rota das cascatas, também em Urubici, com mirantes e parques com atividades como tirolesa e trilha também teve movimento no sábado ensolarado. Nathan Colossi, 44 anos, é natural de Lages, mas mora em São Paulo e depois de muito tempo decidiu dar aquela “voltinha” pela cidade vizinha. Gostou de ver a região em que cresceu se fortalecendo como roteiro turístico na temporada de frio.


O paredão da Serra do Corvo Branco, entre Urubici e Grão-Pará, é outra paisagem clássica da Serra que encanta e faz turistas tirarem as mãos aquecidas dos bolsos para esticarem o pau de selfie. O local teve movimento intenso durante toda a tarde, e até filas de automóveis no estreito e disputado acesso da parte final. Caminhos percorridos para conferir de perto o corredor natural formado no início da descida da serra e os mirantes com vista para os cânions.
Continua depois da publicidade
Em todos os pontos mais concorridos da cidade, mesmo com a pandemia, turistas chegavam a fazer filas às vezes apertadas para ter o melhor visual ou garantir melhores ângulos para fotos.
> SC tem alerta para frio intenso e rajadas de vento de até 100 km/h
Frio intenso deve ganhar força de domingo a terça
Apesar do sábado ensolarado e clima agradável para os passeios, a expectativa maior fica para domingo e o início da próxima semana. A entrada de uma massa de ar polar no Estado promete o maior frio de 2021 em SC. Na segunda, as temperaturas podem chegar a -7°C na Serra de SC e, na terça, a -9°C.
A possibilidade de neve, como ocorreu no final de junho, é mínima em razão da baixa umidade, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski. Apesar disso, há possibilidade de fenômenos como as geadas e o sincelo, o que também anima e faz tirar da cama cedo os visitantes que buscam a experiência e as paisagens do frio catarinense.

Leia também
Grandes eventos em SC terão calendário de retomada
Continua depois da publicidade
SC tem sete regiões em risco gravíssimo para Covid-19, uma a menos que a semana anterior
Mais uma baleia é encontrada morta em Florianópolis; são 26 no Estado só este ano
Criança morre atropelada em Brusque e motorista foge sem prestar socorro