* O voo do ex-presidente Lula chegou em Florianópolis às 11h30min. Inicialmente a informação divulgada pela assessoria do PT era de que a aeronave havia pousado por volta de 9h20min. A comunicação do horário equivocado teria ocorrido como estratégia de segurança, segundo o partido.

Continua depois da publicidade

O ex-presidente Lula chegou a Florianópolis na manhã deste sábado em um voo fretado que veio de Porto Alegre (RS). Ele desembarcou na Capital, sem acesso da imprensa, e encontrou outras lideranças do PT para prosseguir com a caravana que começou no Rio Grande do Sul e terminará no Paraná, na próxima quarta-feira.

A Rádio CBN Diário acompanha a passagem de Lula por SC:

A caravana partiu direto, de forma discreta, para o primeiro compromisso em Florianópolis, um encontro com reitores de instituições federais de ensino. Batedores da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) foram acionados para garantir a segurança em todo o trajeto até o local do evento, na Assembleia Legislativa.

Lula não passou pelo saguão do aeroporto Hercílio Luz, onde militantes e simpatizantes do partido e de movimentos sociais o aguardam. Eles estavam vestindo camisetas e bandeiras com frases e imagens apoiando o ex-presidente e defendendo o direito dele ser candidato nas eleições de 2018. Também estavam lá políticos que chegaram mais cedo à Capital catarinense, como o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o deputado federal Décio Lima e os deputados estaduais Ana Paula Lima e Dirceu Dresch.

Continua depois da publicidade

manifestantes pró-lula no Largo da Catedral em Florianópolis
Militantes e apoiadores do ex-presidente estão reunidos no Largo da Catedral, onde Lula deve realizar ato político Foto: Betina Humeres / Diário Catarinense

A segurança esteve reforçada nos arredores do aeroporto por volta das 9h20min, horário em que a assessoria do PT divulgou que o ex-presidente estaria chegando em Florianópolis. As polícias Militar e Civil estavam presentes – em maior número que o comum – mas nenhum incidente foi registrado.

O ex-presidente Lula chegou a Florianópolis por volta de 9h20min deste sábado, em um voo fretado que veio de Porto Alegre (RS). Ele desembarcou na Base Aérea, sem acesso da imprensa, junto com a ex-presidente Dilma Rousseff e outras lideranças do PT para prosseguir com a caravana que começou no Rio Grande do Sul e termina no Paraná, na próxima quarta-feira.
Ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) estava no aeroporto e conversou com militantes Foto: Marco Favero / Diário Catarinense

Manifestações contrárias 

A chegada de Lula a Florianópolis também causou a mobilização de grupos contrários ao ex-presidente. Cerca de 200 manifestantes estavam reunidos na manhã deste sábado no trapiche da Beira-Mar, de onde saíram para ir até as proximidades da Assembleia Legislativa, na Praça Tancredo Neves.

Leia Mais

Lula volta a SC para resgatar eleitorado defender candidatura

Quinze anos depois, outro Lula em Santa Catarina

De favorito na eleição a condenado: quem é o Lula que volta a SC 15 anos depois

PT pede reforço na segurança durante caravana de Lula no Sul

Supremo barra prisão de Lula até julgamento de habeas corpus