A chegada de uma frente fria em Santa Catarina neste final de semana traz de volta a chuva para o Estado, após um período de tempo seco e praticamente sem precipitação. A previsão é de bastante nebulosidade e chuva em boa parte das regiões catarinenses, com declínio e estabilização das temperaturas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No sábado (27), a frente fria avança pelo Estado já durante a madrugada e provoca pancadas de chuva com trovoadas a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, ela avança em direção às demais regiões catarinenses, podendo provocar temporais isolados entre a tarde e a noite.
Durante a tarde, as temperaturas, que foram bem elevadas nos últimos dias, começam a dar uma declinada e não teremos mais tanto calor a partir de agora, principalmente com a chegada do inverno no mês de junho. O frio volta a fazer parte do cenário dos catarinenses, com alta cobertura de nuvens, de chuva e de vento, que pode causar rajadas de 50 a 70km/h nas áreas costeiras e nos planaltos.
Ironman em Florianópolis altera o trânsito neste domingo; veja as mudanças
Continua depois da publicidade
De acordo com a meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Nicolle Reis, o risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Além disso, o vento passa a soprar com direção Sul/Sudeste a partir deste final de semana.
Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, são esperadas chuvas intensas com risco moderado a alto para fenômenos como alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.
VÍDEOS: Lutador de UFC viraliza ao brincar com “fãs” que não sabem seu nome; assista
No mar, a visibilidade é boa e a altura de ondas deve aumentar especialmente de domingo (28) para segunda-feira (29), deixando o mar mais agitado.
Na retaguarda da frente fria, entre segunda e terça-feira (30), irá avançar também uma massa de ar seco e frio, de origem polar, que estabiliza o tempo e provoca uma queda mais acentuada nas temperaturas, voltando a deixar o amanhecer com temperaturas negativas nas áreas mais altas de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Sábado, 27 de maio
O sábado amanhece com predomínio de nuvens e temperaturas entre 16°C e 18°C no Extremo Oeste, Oeste, litoral e Baixo Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as mínimas são um pouco menores, variando entre 10 e 15°C.
Capa da NSC que pede “basta de racismo” é destaque no SporTV
No decorrer do período, as temperaturas se elevam e as máximas chegam entre 26 e 29°C nos litorais, oscilando de 21 a 25°C no restante do Estado.
A previsão é de chuva em boa parte das regiões catarinenses.
Domingo, 28 de maio
No domingo, a passagem da frente fria combinada ao aporte de umidade do oceano para o continente deixa o tempo chuvoso e nublado no Centro-Leste do Estado.
As cidades de SC campeãs em reprovação de exame de CNH
A cobertura de nuvens e os ventos de Sul mantém também o dia com temperaturas mais baixas e pouca amplitude térmica, com máximas oscilando entre 11 e 18°C em média. As menores temperaturas devem ser observadas no período da noite.
Continua depois da publicidade
São esperados volumes significativos de chuva, que podem ocorrer em um curto período de tempo, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. O risco para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa é moderado a alto nestas regiões.
Leia também
Cães do ator Jeff Machado, morto no RJ, foram adotados
Com 100% de ocupação, SC busca UTIs pediátricas na rede privada
“Não deixe o Samba Morrer”: reação de Alcione em remix de Pedro Sampaio viraliza; veja vídeo