Santa Catarina passou a ter 28 municípios em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o Estado no início da última semana. O número foi atualizado em informe da Defesa Civil nesta segunda-feira (9), no qual reforça já contabilizar 121 municípios afetados pelo mau tempo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Até o sábado (7), já eram 27 cidades em situação de emergência. O último município a ter essa condição homologada pelo Estado foi São Ludgero, no Sul catarinense, a região que acumulou maior volume de precipitação no período.
O boletim mais recente reforça ainda que Benedito Novo, no Vale do Itajaí, e São Domingos, no Oeste de Santa Catarina, devem ser incluídos na lista em breve, o que o Estado já indicava em seu informe anterior.
A Defesa Civil também conta 7.100 desalojados, que precisaram deixar suas casas, e 518 desabrigados, pessoas que necessariamente foram para um abrigo público. No total, foram 44.000 catarinenses afetados. Esses números são os mesmos desde o boletim divulgado na última quinta (5).
Continua depois da publicidade
O Estado também mantém a contagem de três mortes por conta do ciclone, duas delas em São Joaquim e uma outra em Urubici.
O mau tempo causou deslizamentos, alagamentos de ruas e casas, inundações e enchentes de rios, entre outros estragos, como quedas de árvores, muros e postes. Catarinenses também lidaram com bloqueios de rodovias, interrupções no fornecimento de energia elétrica e no abastecimento de água.
As chuvas tiveram maior intensidade a partir de segunda (2), motivadas por um ciclone extratropical que se formava na ocasião na altura do Litoral Sul, região com maior volume de precipitação e de estragos.
Em um segundo momento do ciclone, a partir da madrugada de quarta (4), quando se deslocava ao oceano, o fenômeno também passou a causar rajadas de vento de até 80 km/h e agitação no mar, com ondas de quatro metros de altura. Os portos de Itajaí e Navegantes precisaram ser fechados.
Continua depois da publicidade
Veja as cidades de SC em emergência devido às chuvas:
- Tubarão
- Orleans
- Forquilhinha
- Urubici
- Maracajá
- Araranguá
- São Joaquim
- Lages
- Laurentino
- Alfredo Wagner
- Rio Rufino
- Taió
- Anitápolis
- Monte Carlo
- Videira
- Macieira
- Rio das Antas
- Tangará
- Rio do Oeste
- Anitápolis
- Lauro Muller
- São Martinho
- Armazém
- Gravatal
- Braço do Norte
- Grão Pará
- Capivari de Baixo
- São Ludgero
Leia mais
Cidade isolada pela chuva recebe Carlos Moisés com lista de pedidos
Enchente em Blumenau foi 20 centímetros maior do que o anunciado, confirma Epagri