Logo após as primeiras informações sobre a queda do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia, autoridades e órgãos oficiais de governos se pronunciaram sobre o acidente ocorrido por volta das 11h desta quinta-feira (conforme horário em Brasília).

Continua depois da publicidade

O avião com 298 pessoas a bordo, um Boeing, caiu na região de Donetsk, depois de desaparecer dos radares.

Leia todas as notícias sobre o acidente na Ucrânia

Leia todas as notícias de Zero Hora

Em comunicado oficial do governo, o presidente ucraniano Petro Poroshenko declarou nesta quinta-feira que não exclui a possibilidade de o avião ter sido abatido:

Continua depois da publicidade

– Nós não excluímos a possibilidade de que este avião (malaio) possa ter sido abatido e ressaltamos que as forças armadas ucranianas não efetuaram disparos que possam ter atingido alvos no ar – acrescentou, antes de apresentar suas condolências às famílias das vítimas.

Veja a rota da aeronave e as possíveis causas do acidente:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um pronunciamento na Casa Branca nesta quinta-feira. Obama lamentou a tragédia com a queda do avião e ofereceu ajuda nas investigações:

– Os Estados Unidos irão oferecer toda a assistência possível para verificar o que aconteceu e os motivos do acidente. Enquanto país, nossos pensamentos e orações estão com as famílias dos passageiros, não importa de onde sejam – disse o presidente em discurso transmitido em rede nacional.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, comentou o acidente pelo Twitter:

– Estou chocado e triste pelo desastre aéreo da Malaysia Airlines. Oficiais estão reunidos para avaliar os fatos.

Continua depois da publicidade

O líder russo, Vladmir Putin expressou condolências ao primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, e o pesar aos familiares das vítimas. Foi a partir de uma ligação de Putin que Barack Obama ficou sabendo da tragédia com o voo HM17.

“O líder russo informou ao presidente dos Estados Unidos sobre um relatório dos controladores de tráfego aéreo que chegou pouco antes da conversa indicando que um avião malaio havia caído na Ucrânia”, informou o Kremlin em comunidado oficial.

Em março, o voo MH370, também da Malaysia Airlines, desapareceu enquanto ia de Kuala Lumpur a Pequim, com 239 passageiro a bordo. Até hoje, o assunto segue sendo um mistério.

Vídeo

O EuroMaidan, site ligado aos manifestantes de Kiev que derrubaram o governo Viktor Yanukovitch, publicou nesta quinta-feira um vídeo com imagens que seriam do avião em chamas. O registro foi reproduzido por diversos órgãos da imprensa internacional.