O circo da Fórmula-1 desembarcou no Brasil e fez uma escala em Santa Catarina, com a visita do diretor da Formula One Management (FOM), Bernie Ecclestone. O chefão da categoria conheceu o projeto de construção do autódromo no Parque Beto Carrero World, em Penha.
Continua depois da publicidade
A visita foi acompanhada pelo governador Raimundo Colombo e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, além do presidente do Parque, Alex Murad, e do prefeito eleito de Joinville, Udo Döhler. Colombo garantiu que vai intensificar estudos para viabilizar o empreendimento e a visibilidade que o Estado pode obter com uma prova de F-1 a partir de 2014.
– É um grande evento, que atrai turistas do mundo todo – declarou.
A ideia é envolver também a iniciativa privada no projeto, que ficaria localizado em uma extensa área, ao lado do kartódromo construído em 2011 e desenhado pelo alemao Hermann Tilke, projetista responsável pelos novos circuitos da F-1.
Continua depois da publicidade
De acordo com a assessoria do governo do Estado, Ecclestone procurou o governo porque “percebe as potencialidades de SC e pela excelente infraestrutura”. Durante o encontro, o inglês observou detalhes do projeto e fez sugestões, principalmente, sobre a localização das arquibancadas.
O interesse do chefão da F-1 coincide com os problemas que São Paulo enfrenta para adequar Interlagos às novas exigências da FIA. O contrato vai até 2014, podendo ser renovado até 2020, mas depende de nova área de boxes e paddocks ao custo de R$ 120 milhões, que precisa ser aprovada pelo prefeito eleito Fernando Haddad e executada até julho de 2013.
::: Veja os números da F-1 em São Paulo
“Ele ficou impressionado”
ENTREVISTA: Alexandre Fernandes, Secretário de Articulação Internacional
O secretário de Articulação Internacional Alexandre Fernandes acompanhou a visita de Bernie Ecclestone. Depos, por telefone, ele falou ao DC.
Continua depois da publicidade
Diário Catarinense – Como foi a visita de Bernie Ecclestone?
Alexandre Fernandes – Estamos namorando, no bom sentido, há um ano e meio, e o Beto Carrero World tem a ideia de construir o autódromo. Convidamos ele com objetivo de trazer a F-1 para SC. Também fizemos um sobrevoo de helicóptero pela região, mostrando a estrutura hoteleira de Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e a proximidade com o aeroporto de Navegantes.
DC -Qual a impressão que ficou dessa visita?
Fernandes– Ele ficou impressionado com os atrativos turísticos de Santa Catarina.
DC – O tempo para construção do autódromo seria problema?
Fernandes – Não, porque São Paulo ainda vai sediar o GP Brasil em 2013. A ideia é ter uma prova no calendário a partir das 2014.
DC – Quanto a F-1 pode trazer?
Fernandes – Durante a semana de F-1 em 2011, São Paulo tem uma injeção de R$ 110 milhões em ISS.
Continua depois da publicidade

Cidade de Penha já possui um kartódromo
Foto: Divulgação