É possível comemorar o Dia dos Namorados como se fosse uma grande produção, mesmo em casa. Para surpreender o parceiro basta criatividade, que começa com a escolha do cardápio. O chef Gustavo Piffer ensina a fazer uma receita elaborada com ingredientes comuns no Litoral Norte.
Continua depois da publicidade
A sugestão é um prato composto por congrio e camarões, harmonizados com vinho. A elaboração exige um pouquinho de atenção, tempo – leva em torno de duas horas para ficar pronto – e habilidade, pois fazer o chapeado não é tão simples. Mas o esforço é compensado com o elogio do amado.
Para valorizar ainda mais o momento, invista em uma decoração de mesa elegante, com flores delicadas e guardanapos de pano.
Congrio ao molho de camarões
Continua depois da publicidade
Ingredientes
Para o congrio
100g de farinha de trigo
400g de congrio
1 limão (suco), usar o mesmo do molho
50ml de azeite de oliva
Sal e pimenta moídos na hora
Manteiga para grelhar
Modo de preparo
1. Deixe o congrio de molho no tempero (sal, pimenta, limão e azeite) por 20 minutos. 2. Empane o congrio com a farinha de trigo e bata o excesso (esse é o segredo para ele ficar seco). 3. Em uma chapa ou frigideira baixa, coloque a manteiga e quando estiver bem quente adicione o congrio e deixe ficar dourado para virar. Lembre-se: você só pode virar duas vezes.
Para o molho
300g de camarões sete barbas
200g de camarões laguna fresco
200g de tomate em cubos
50ml de vinho branco
1 cebola média picada
5 dentes de alho picados
1/2 maço de salsinha
1/2 maço de cebolinha
1 limão (raspas)
1 laranja (raspas)
Modo de preparo
1. Refogue a cebola e o alho até dourarem. 2. Adicione os camarões sete barbas e em fogo bem alto adicione o vinho branco. 3. Adicione os tomates e deixe cozinhar, adicione o restante dos temperos verdes, as raspas e os camarões laguna e deixe cozinhar por três minutos. 4. Tempere com sal e pimenta.
Obs: este método de cocção não se chama grelhado e sim chapeado.
Finalização
Em um prato grande coloque o congrio e, por cima, espalhe o molho de camarão. Pode acompanhar um bom pirão de peixe, arroz branco e limão galego para dar um sabor especial.
Continua depois da publicidade