O presidente venezuelano, Hugo Chávez, partiu nesta segunda-feira para Cuba, onde será submetido à “reta final” da radioterapia contra um câncer, revelou o próprio líder. Chávez embarcou no avião acompanhado por sua filha mais velha, Rosa Virginia, segundo imagens do canal estatal VTV.

Continua depois da publicidade

O presidente, que deve permanecer ao menos cinco dias em Cuba, foi levado ao aeroporto por alguns de seus ministros mais próximos.

– Devo retornar nas próximas horas a Havana, estamos na reta final do tratamento correspondente à radioterapia – disse Chávez durante a tarde de hoje, no Palácio de Miraflores. – Estes não são dias fáceis, mas guerreiros existem para enfrentar a adversidade e com a fé em Deus, em Cristo Redentor e com esse amor imenso do povo venezuelano e com esta vontade de lutar, viver e vencer, nós seguiremos adiante.

O presidente havia retornado à Venezuela na madrugada de quinta-feira, após permanecer onze dias em Havana para sessões de radioterapia contra a recorrência do câncer que teve diagnosticado pela primeira vez em 2011.

Continua depois da publicidade

Chávez, 57 anos, iniciou os ciclos de radioterapia em março, depois de ter sido operado em 26 de fevereiro para retirar um segundo tumor. A presidência jamais detalhou a natureza ou a gravidade do câncer, detectado no mesmo ponto do primeiro tumor.

No poder desde 1999, Chávez prevê concorrer às eleições presidenciais de 7 de outubro contra o governador do rico estado de Miranda, no norte do país, Henrique Capriles Radonski.

Nas últimas semanas, Chávez tem aparecido muito pouco em público, e utiliza principalmente o Twitter para se comunicar com a população, o que levou a oposição a afirmar que o presidente “governa” a Venezuela pela rede social.