O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que partirá no sábado para Cuba, onde planeja permanecer vários dias para se submeter aos últimos ciclos de radioterapia contra uma recorrência do câncer diagnosticado no ano passado.
Continua depois da publicidade
– A verdade é que amanhã (sábado) vou de novo a Havana continuar o tratamento – disse Chávez, que não exclui viajar antes a Cartagena (Colômbia) para participar da abertura da 6ª Cúpula das Américas, uma decisão que, segundo ele, deve ser tomada por seus médicos.
“Além disso, como vamos entrar na segunda e última etapa do tratamento, e esse tratamento é duro (…) estou pensando em pedir permissão para não retornar na metade da semana que vem, mas ficar em Cuba a semana inteira para receber o tratamento completo”, e “não ter que ficar indo e vindo” para a Venezuela, completou.
Chávez, que no fim de fevereiro foi operado de uma recorrência de um câncer detectado em 2011, realizou até o momento três ciclos de radioterapia em Cuba, permanecendo cinco dias da semana na ilha e outros dois na Veneuzuela.
A Constituição venezuelana estabelece que o presidente deve ser autorizado pela Assembleia Nacional a permanecer fora do país caso sua ausência seja superior a cinco dias.
Continua depois da publicidade
– Vou mandar a carta a Diosdado (Cabello, presidente do Legislativo) esta noite e ele convocará a Assembleia para discutir o ponto – explicou o presidente de 57 anos e no poder desde 1999.