O presidente venezuelano, Hugo Chávez, designou nesta quarta-feira os principais membros do Conselho de Estado, novo órgão de consulta do governo, que será dirigido pelo vice-presidente, Elías Jaua.
Continua depois da publicidade
A criação do Conselho, que gerou surpresa no país, foi acelerada nos últimos dias por Chávez, reavivando os rumores sobre o estado de saúde do presidente, que enfrenta um câncer.
Entre os membros do organismo estão o jornalista e ex-vice-presidente José Vicente Rangel, o embaixador da Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA), Roy Chaderton, e vários intelectuais e militares ligados ao governo, segundo o Diário Oficial.
Em janeiro passado, Chávez manifestou seu desejo de designar os membros do Conselho, mas apenas na segunda-feira passada, antes de partir para mais uma série de sessões de radioterapia em Cuba, anunciou a montagem do órgão, cuja primeira missão será determinar se o país deve abandonar a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
– É um mecanismo para reforçar a eficácia política nos grandes temas que envolvem o futuro da República – disse o chanceler Nicolás Maduro nesta quarta-feira sobre o Conselho de Estado.
Continua depois da publicidade
Maduro negou-se a responder a pergunta sobre se o Conselho de Estado é um órgão de transição, como têm assinalado alguns analistas venezuelanos, diante da incerteza sobre o estado de saúde de Chávez.
– Todo mundo sabe que o estado de saúde do presidente é delicado, e a criação de um Conselho de Estado agora não pode ser ignorada. Pode se tratar de um organismo de transição; ou para o caso de o presidente não poder exercer suas funções ou em preparação da tomada de algumas medidas excepcionais -, destacou o analista John Magdaleno.