O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, informou neste sábado que o presidente Hugo Chávez não participará na Cúpula das Américas por motivos de saúde.
Continua depois da publicidade
– O presidente (Chávez) decidiu não participar deste evento por recomendação de seus médicos -, declarou a meios de comunicação venezuelanos o funcionário, em um contato de Cartagena, transmitido pela televisão estatal VTV.
– Já informamos ao governo da Colômbia e a vários governos amigos que o presidente Chávez não vai participar desta vez desta cúpula, mas estará partícipe do debate -, acrescentou Maduro.
O chanceler disse que o presidente viajará hoje a Havana para continuar o tratamento de radioterapia contra o câncer que sofre, o que, segundo ele, “avança de maneira excelente”.
Chávez , 57 anos e no poder desde 1999, que no fim de fevereiro foi operado de uma recorrência de um câncer detectado em 2011, realizou até o momento três ciclos de radioterapia em Cuba, permanecendo cinco dias da semana na ilha e outros dois na Venezuela.
Continua depois da publicidade
A Constituição venezuelana estabelece que o presidente deve ser autorizado pela Assembleia Nacional a permanecer fora do país caso sua ausência seja superior a cinco dias.