
Os chatbots se tornaram uma solução de atendimento acessível e adaptável para qualquer tipo de negócio e possibilidade de investimento. Na era da transformação digital, o relacionamento entre marcas e pessoas se tornou muito mais do que um simples atendimento, mas também a preocupação em encantar e proporcionar uma experiência de excelência faz parte do desafio diário de muitos empreendedores.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
> O lado obscuro da Inteligência Artificial
Para quem pensa que investir nesta tecnologia é algo alcançável apenas para grandes companhias, engana-se. Hoje já existem milhares de empresas de tecnologia disponíveis no mercado para que pequenos e médios negócios também possam dar esse passo importante em direção de um atendimento mais produtivo e eficiente sem a necessidade de uma verba que chega nas alturas.
Separei hoje quatro fatores importantes para que você possa avaliar os ganhos possíveis ao trazer a inteligência artificial (I.A.) para o seu atendimento, e perceber alguns ganhos que poderão ser notados imediatamente a sua implementação.
Continua depois da publicidade
1. Maior liberdade da equipe para outras atividades
Imagine um atendimento automatizado que pode oferecer suporte ao seu cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, em que as necessidades de atendimento humano passam de 100% para 40% ou até 30%. Este é o ganho de tempo que a sua equipe pode ter ao inserir o atendimento via chatbot na realidade da sua empresa.
> Covid-19: como I.A. esta ajudando no mundo a respeito
Ao reduzir o volume de atendimentos de nível inicial, os colaboradores que integram a sua equipe poderão se concentrar em outras atividades com maior foco na solução de problemas mais complexos ou outros desafios que certamente aumentarão a produtividade e o ganho de resultados positivos.
2. Chatbots não são o futuro, são o agora
Este método de atendimento se tornou uma tendência que não tem mais volta. O avanço da tecnologia atrelado ao novo comportamento do consumidor digital, fez com que a interação com máquinas seja algo comum na rotina das pessoas. Quando vemos o potencial de automação com naturalidade e humanidade que os chatbots podem proporcionar, é possível compreender o porquê centenas de empresas de diversos segmentos estão dedicando tempo e investimento nesses recursos, com o objetivo de aprimorar o atendimento e garantir a satisfação dos clientes através da tecnologia.
3. O momento certo de se comunicar com o cliente
A inteligência artificial te permitirá compreender melhor o comportamento de consumo do seu público-alvo e ir ainda mais além entendendo seus gostos, o tipo de conteúdo que o atrai, entre vários outros fatores que poderão auxiliar a sua equipe estratégica a criar uma régua de relacionamento que impacte seu cliente como, quando e onde ele precisa muitas vezes sem nem que ele mesmo se dê conta disso.
Continua depois da publicidade
> Covid-19: como chatbots podem ajudar
Estes gatilhos de comunicação e marketing serão essenciais para que a sua empresa direcione seus esforços em ações que geram mais resultados e aumentem seu potencial de crescimento com menos tempo e mais economia.
4. Os chatbots estão prontos para apoiar o seu negócio
Uma outra dúvida muito comum que eu percebo é se o chatbot faz ou não sentido para um negócio do segmento X ou Y e uma resposta que pode soar um pouco pronta mas, que tem um porquê é “sim, seu negócio pode ser beneficiado por esta tecnologia”. A inteligência artificial avança de tantas formas inimagináveis que certamente existe um gap no seu atendimento que pode ser solucionado através dos chatbots. Entenda as necessidades do seu negócio e procure um especialista na área que ele, com certeza, poderá direcionar soluções adaptáveis e seguras para que você conquiste melhores resultados dando este grande passo.