Valmir Martins, nosso Ouvinternauta nº 1 se foi
Quando abrimos um chat (sala de bate papo) para que os ouvintes da Rádio CBN Diário pudessem criticar, sugerir, elogiar e até intervir mais diretamente na “produção” de conteúdo do programa Notícia na Manhã, um dos primeiros a merecer o neologismo que criei – Ouvinternauta – foi o amigo Valmir Albino Martins. Ex-Corretor de Imóveis (Seriettate) e ex-Gerente Operacional da Fundação Catarinense de Cultura, Valmir era casado com Fátima Voltolini e ao detectar um câncer de próstata há pouco mais de quatro anos foi aposentado e passou a enfrentar a doença com dignidade e altivez até a manhã de quarta-feira, quando faleceu no Cepon. E mesmo hospitalizado o, não deixou de estar presente nas conversas diárias da Sala CBN Diário até seus últimos dias em lucidez.
Continua depois da publicidade
Pai de seis filhos (Emerson já falecido, Valmir Junior, Thiago, Diogo, Elaine e Eliane), seis netos e um bisneto, deixa um imenso rol de amigos que fez ao longo de seus 68 anos de vida. Por aqui, envio nosso agradecimento à todos os servidores do Cepon pelo carinho que dedicaram ao Valmir (como a todos que os procuram). À direção, à equipe coordenada tecnicamente pela Dra. Lucilda, enfermagem, corpo clínico em geral e demais servidores – “anjos da guarda” como ele os chamava, nosso agradecimento. Numa ação apoiada por todos os Ouvinternautas, desde quarta, nosso Chat passa a denominar SALA VALMIR ALBINO MARTINS – nosso local de encontro diário, numa singela homenagem ao nosso Ouvinternauta nº 1. Ele será cremado logo mais às 10 horas em Balneário Camboriú.
Pronatec é a chance da hora
Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Palhoça em parceria com o Senac Palhoça está com inscrições abertas para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o Pronatec 2014. Interessados devem se dirigir a Secretaria localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 235, centro de Palhoça. Para viabilizar o ingresso a um dos 20 cursos gratuitos, o candidato de comparecer ao prédio da antiga prefeitura com o documento de identidade (RG) e CPF.
A edição deste ano do Programa disponibiliza mais de 1.000 vagas à população de Palhoça. O material didático ou prático, assim como uma ajuda de custo de R$2,00/hora-aula, são fornecidos gratuitamente pelo programa. Ao finalizar o curso, o aluno também receberá certificado reconhecido pelo Ministério da Educação. FLORAM vai contar quantas árvores a cidade tem A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis começa em fevereiro a fazer um levantamento para saber quantas árvores a cidade tem em suas vias públicas.
O estudo quantitativo do patrimônio arbóreo do município será precedido por um censo completo das árvores existentes nas ruas e praças do Centro. O ‘Inventário de arborização pública das ruas do centro de Florianópolis’ vai definir quantas são, de que espécie, de que forma estão distribuídas, qual sua interação com o entorno e qual a situação dendrometria (altura, diâmetro do tronco, diâmetro da copa etc.) e fitossanitária de cada árvore – uma por uma – que ocupa cada via pública da região central.
Continua depois da publicidade
Os dados constarão de um cadastro informatizado que será integrado ao sistema de georreferenciamento da Prefeitura. O estudo será custeado sob a forma de compensação ambiental do projeto de uma grande empresa, portanto será custo zero para o município.