O jornalista e chargista Frank Maia morreu na madrugada deste domingo (5), aos 55 anos. Ele estava internado no Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, com problemas no coração, e não resistiu às complicações. O profissional atuou no jornal A Notícia, de Joinville.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O corpo do jornalista será velado neste domingo, entre 16 e 20h, no cemitério e crematório Vaticano, em São José. A cerimônia está prevista para as 19h.

Nas redes sociais, a companheira do chargista, Patricia Bolsoni, comunicou a morte:

“Seu sorriso e amorosidade serão lembrados para sempre! Descansa em paz e tenha certeza que fostes incrível como pai, amigo, companheiro, profissional genial! Amor eterno, que presente você em nossas vidas!”, escreveu.

Continua depois da publicidade

Em nota, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lamentou o falecimento de Maia e relembrou a passagem do profissional nos jornais O Estado e A Notícia. A ACI desejou sentimentos à família. Entre outras publicações, ele criou personagens como “As Veia”

“Chargista e cartunista talentoso […] Conquistou milhares de admiradores com seu humor e a capacidade de concentrar em imagens o teor de verdadeiras reportagens sobre economia, comportamento, política e outros temas”, escreveu a associação. 

O Sindicato de Jornalistas de Santa Catarina também divulgou nota em homenagem ao chargista, que construiu a carreira no Estado e era “manezinho de espírito e coração”:

“Frank Maia aliava, como poucos, o talento artístico com uma profunda base teórica e política, resultando em ilustrações e charges sempre reconhecidas pelo estilo e humor refinado. ‘Desenhar é o meu riscado’, se autodefinia.”

Continua depois da publicidade

O sindicato destacou que Maia é pai de três filhos, tinha um neto e, recentemente, comemorou 55 anos, em 26 de abril.

Desde que foi internado com uma cardiopatia grave, um movimento nas redes sociais começou em prol da melhora do jornalista. A #ForçaFrank foi utilizada pelos que gostariam de mandar sua mensagem de apoio ao chargista. A torcida dos amigos e colegas aconteceu, inclusive, por meio de charges.

Confira charges de apoio