O chargista do Diário Catarinense, Zé Dassilva, foi uma das atrações da segunda noite da 25ª Festa Nacional do Pinhão, neste sábado. Ele esteve em Lages a convite da organização do evento.

Continua depois da publicidade

Zé Dassilva, de 39 anos, dos quais, 15 no DC, lançou os livros “Riscando o ano” e “Almanaque do futebol catarinense”. O primeiro é uma coletânea das melhores charges publicadas no DC em 2012. De aproximadamente 330 desenhos que produziu ao longo do ano passado, Zé escolheu 68.

O principal critério adotado por ele foi a repercussão dos assuntos que inspiraram os trabalhos, como o julgamento do mensalão, a novela Avenida Brasil, da Rede Globo, e o retorno do seu time do coração, o Criciúma, à Série A do Campeonato Brasileiro de futebol.

O outro livro tem mil textos em 200 páginas, escritos em parceria com o jornalista Emerson Gasperin, de Florianópolis. A obra conta 100 anos de história do futebol catarinense. O almanaque traz a biografia de 200 jogadores e aborda as principais conquistas dos times do Estado, como o título estadual do Inter de Lages, em 1965.

Continua depois da publicidade

– Estive na Festa do Pinhão em 1994 (há 19 anos) e não voltei mais. E desta vez, estou gostando muito, é tudo grande e bem organizado -, disse o chargista do DC.