As Olimpíadas Rio 2016 têm inspirado Zé Dassilva, que é natural de Criciúma, mas vive na Cidade Maravilhosa, de onde assina roteiros de novelas da TV Globo e contribui como chargista para o Diário Catarinense. De olho na produção do catarinense, o jornal italiano Corrieri della Sera publicou uma coletânea com onze charges sobre os Jogos Olímpicos criadas recentemente pelo jornalista. Em uma galeria, o periódico destaca as imagens e, logo abaixo, traduz o conteúdo, que expõe principalmente os problemas sociais do país em meio ao evento.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Entretenimento
Por telefone, Zé mostrou-se contente com a repercussão e, claro, com a amplitude alcançada pela produção artística. O chargista lembrou da mãe, neta de italianos da família Girardi, que gostou da novidade. Também não deixou de fazer piada com os minutos de fama:
— Pena que foi só divulgação. Ainda não foi dessa vez que recebi em euros — brinca.
Continua depois da publicidade
O jornalista, que sempre teve identificação com o esporte, acrescenta que o período dos jogos no Rio de Janeiro é bastante fértil em termos de produção.
— Tem dia que dá até mais de um assunto, porque são várias competições. E paralelo a isso tem o noticiário. Hoje, por exemplo, teve a Dilma no Senado. Dá vontade de fazer mais de uma. Fiquei feliz de ver que [o reconhecimento] foi nesse tema.
Veja todos os quadrinhos
Zé ainda deve produzir outras charges sobre o evento esportivo mundial, que acompanha de perto. Ele espera dar Brasil na final do vôlei de praia feminino, já que tem ingressos em mãos para a partida.
Continua depois da publicidade
— Sempre tem um imprevisto. O mais legal é aquele anônimo que ninguém esperava, que não estava nos comerciais, e vai lá e conquista. Que tem uma história de vida legal — antecipa suas preferências.
Vinhetas
A produção de Zé Dassilva para as Olimpíadas Rio 2016 não se restringe às charges. Ele também desenhou vinhetas esportivas animadas que são veiculadas na TV Globo com a narração de Galvão Bueno no intervalo dos jogos. Confira: