A charge de Zé Dassilva deste sábado (27) faz uma alusão às eleições primárias do partido Republicano em diferentes estados norte-americanos. O ex-presidente Donald Trump tenta para garantir a nomeação como o candidato do partido às eleições presidenciais de novembro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O ex-presidente, porém, enfrenta problemas com a lei e pode ter a candidatura cancelada em alguns estados americanos. O processo das eleições nos EUA tem particularidades, e uma delas é que os estados têm muita autonomia para tomar decisões sobre as regras eleitorais de cada local.
Recentemente, os estados do Colorado e Maine decidiram que Trump não pode concorrer à presidência. Isso significa que, se essas decisões forem mantidas, os eleitores desses dois estados não terão a opção de votar no político, mas nos outros estados ele ainda vai aparecer como candidato. A justificativa para as duas é a mesma: Trump se envolveu em uma insurreição quando era presidente, e há um artigo da Constituição do país que impede que pessoas que ocupam cargos públicos se envolvam em insurreições e depois sejam nomeadas novamente.
No entanto, nenhuma das decisões é definitiva. A questão será julgada pela Suprema Corte dos EUA. Há ações semelhantes em mais de dez estados, e a instância máxima da Justiça do país deverá se pronunciar sobre o caso.
Continua depois da publicidade
Leia também
Museu de Florianópolis atinge a marca de 100 mil visitantes
Receita Federal paga mais de R$ 39 milhões aos contribuintes de Santa Catarina
VÍDEO: Tornado na superfície da água é registrado em praia de Florianópolis