O sábado de Carnaval foi de festa para a torcida da Chapecoense. O time do Oeste venceu o Metropolitano por 2 a 1, de virada, neste sábado, na Arena Condá, e pôs fim à série de cinco jogos sem vencer na temporada. Pelo Campeonato Catarinense, o último triunfo havia sido diante do Brusque por 3 a 2, fora de casa, no dia 9 de fevereiro, pela 7ª rodada do Estadual.
Continua depois da publicidade
Os três gols da partida foram marcados no segundo tempo. O Metrô saiu na frente, com Ruan. A Chape chegou à vitória com gols de Amaral e Perotti. Com o resultado, a Chapecoense chega a 21 pontos e assume temporariamente a vice-liderança do Estadual. O Metrô, por sua vez, segue com seis pontos, na lanterna da competição.
Pelo Estadual, os dois times voltam ao campo na próxima semana. Pela terceira rodada do returno, ambos jogam fora de casa. A Chapecoense viaja até o Sul do Estado para enfrentar o Criciúma no próximo dia 10, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse. O Metropolitano vai até o Norte do Estado enfrentar o Joinville na sexta-feira, às 20h, na Arena Joinville.
O jogo
A partida começou bem movimentada. Mesmo com um time misto, a Chapecoense tratou de mostrar quem é que ia ditar o ritmo do jogo, com maior controle de bola. O Metropolitano, que jogou com três zagueiros, explorava os contra-ataques.
Continua depois da publicidade
Em uma dessas jogadas, aos 7 minutos, Júnior Pirambu puxou o time de Blumenau pelo lado esquerdo, tabelou com Ari Moura pelo meio da defesa adversária e recebe dentro da área, mas na hora de finalizar não conseguiu acertar a bola em cheio e acabou facilitando o trabalho do goleiro Ivan, que fez a defesa. No minuto seguinte, os donos casa responderam, com jogada similar. Perotti tabelou com Diego Torres e chutou de longe, mas o disparo de perna esquerda saiu fraco e o goleiro Fabian Volpi caiu para fazer a defesa.
Aos 14, os visitantes voltaram a assustar. Júnior Pirambu fez boa jogada pela direita e cruzou na área. O goleiro Ivan saiu da meta e fez a defesa. Na reposição da bola em jogo, o goleiro da Chape fez besteira e soltou a bola nos pés do volante Negueba, que arriscou o chute forte de longe, colocando o arqueiro do time do Oeste para trabalhar e espalmar a bola para o lado. Dois minutos mais tarde, o Metrô criou outra boa chance. Ari Moura costurou pelo meio e lançou Júnior Pirambu dentro da área, o goleiro Ivan saiu da meta e se atirou nos pés do atacante adversário para fazer a defesa.
A Chapecoense respondeu aos 17. Após cobrança de escanteio, a bola foi alçada na área, o zagueiro Luiz Otávio subiu mais alto que a defesa adversária e testou a bola para o chão, que quicou e explodiu no travessão. Na sequência, a zaga do Metrô fez o corte. No minuto seguinte, Lourency fez boa jogada individual pela direita e chutou, a bola quicou antes do goleiro Fabian Volpi defendeu.
Aos 19, o Metrô chegou mais uma vez com perigo. Após boa trama pela direita do ataque, Ruan foi lançado dentro da área e chutou rasteiro na saída do goleiro Ivan, que fez mais uma grande intervenção e evitou o gol. Dois minutos depois, Alan Ruschel disparou pela direita e cruzou para a área, o goleiro Fabian Volpi saiu da meta e defendeu.
Continua depois da publicidade
O ritmo do jogo decaiu após os 20 minutos iniciais. Os dois times passaram a se alternar nas chegadas ao ataque com chutes de média e longa distância, além de jogadas pelos lados do campo com tentativas de lançamento na área adversária e as cobranças de bola parada. Aos 35, a Chape voltou a acertar a trave. Em cobrança de falta, Diego Torres levantou a bola na área do Metrô, o zagueiro Luiz Otávio subiu mais alto que todo mundo e testou rumo ao gol, mas a bola caprichosamente beijou a trave, antes de a defesa adversária fazer o corte.
Três minutos mais tarde, aos 38, os donos da casa voltaram a assustar, com boa jogada individual de Lourency pela esquerda. Ele pedalou para cima da marcação e arriscou de perna esquerda, mas o goleiro do Metrô fez a defesa. Os minutos finais até o apito da árbitra Charly Wendy Straub Deretti foram mornos. A torcida da casa não gostou do desempenho da equipe e vaiou o time na saída de campo.
Na volta do intervalo, o roteiro do jogo se repetiu. Os donos da casa começaram pressionando e o time visitante se defendendo e explorando o contra-ataque. Ainda no minuto inicial, uma cobrança de falta se transformou em escanteio para a Chapecoense. O time da casa alçou a bola na área e num rápido contra-ataque, quem marcou foram os visitantes. Aos dois minutos, Ruan puxou o contragolpe do Metrô e tocou na saída do goleiro Ivan, para abrir o placar. Bastou a bola tocar o fundo das redes da Chape, para a torcida da casa retomar as vaias e protestar contra a equipe do Oeste.
Os donos da casa não acusaram o golpe e seguiram no ataque. Aos sete, Diego Torres chutou forte e colocado, por baixo, exigindo grande defesa de Fabian Volpi, que espalmou para escanteio. Três minutos mais tarde, Gustavo Campanharo arriscou de longe, mas o chute saiu fraco e Fabian Volpi fez a defesa. No minuto seguinte, após boa trama do ataque a Chape balançou as redes, mas pelo lado de fora. Victor Andrade recebeu dentro da área e chutou forte de perna esquerda, mas errou o alvo.
Continua depois da publicidade
Aos 13, o Metrô teve a chance de responder. Ari Moura puxou o contra-ataque e finalizou da entrada da área, mas na hora do chute a bola desviou na zaga e ficou fácil para a defesa do goleiro Ivan. Dois minutos mais tarde, foi a vez da Chape assustar. Perotti recebeu na entrada da área e chutou forte de perna direita, mas o goleiro Fabian Volpi fez a defesa.
A Chape seguiu na pressão. Aos 20, em boa trama do ataque da Chape pelo meio, o atacante Perotti foi lançado dentro da área e Fabian Volpi se atirou nos pés do adversário para fazer a defesa. No minuto seguinte, o time da casa voltou a chegar pela direita, com Marcos Vinícius, que fez o cruzamento na área em busca de Perotti, que não conseguiu alcançar a bola. Aos 24, Marcos Vinícius fez boa jogada pela direita e levantou a bola na área em busca de Victor Andrade, que tentou o voleio e errou o alvo. A pressão deu resultado. Aos 26, Marcos Vinicius fez novo cruzamento na área, o volante Amaral apareceu na área e subiu mais alto que todo mundo para cabecear e deixar tudo igual.
Aos 33, a Chape voltou a balançar as redes, mas pelo lado de fora. Após boa chegada pela direita, Lourency cruzou a bola na área e Victor Andrade apareceu no segundo pau para tocar a bola para o gol, mas errou o alvo. Dois minutos mais tarde, a Chape chegou à virada. Victor Andrade fez boa jogada individual e lançou Lourency, que chutou em cima do goleiro, no rebote Perotti mandou a bola para as redes, marcando o segundo gol do time da casa.
O jogo ficou morno após a virada da Chape. O lance mais claro de oportunidade de gol veio já nos acréscimos, com Victor Andrade, que arriscou de longe, e mandou sobre o gol.
Continua depois da publicidade
Ficha técnica:
CHAPECOENSE 2
Ivan; Marcos Vinícius, Hiago, Luiz Otávio e Vinicius Freitas (Victor Andrade); Amaral, Gustavo Campanharo (Alan Sebastião) e Diego Torres (Vini Locatelli); Alan Ruschel, Perotti e Lourency. Técnico: Claudinei Oliveira.
METROPOLITANO 1
Fabian Volpi; Guilherme Café (Dudu), Murilo e Clau; Thiago Araújo, Michel Schmöller, Negueba, Ruan (Eduardo) e Bruninho; Júnior Pirambu (Thiago Henrique) e Ari Moura. Técnico: Isaque Pereira.
Gols: Ruan (M) aos 2, Amaral (C) aos 26 e Perotti (C) aos 35 do 2º tempo. Amarelos: Gustavo Campanharo (C); Clau e Café (M). Local: Arena Condá, em Chapecó, neste sábado. Arbitragem: Charly Wendy Straub Deretti, auxiliado por Eli Alves Sviderski e Diogo Berndt. Público total: 3.577 Renda: R$ 47.776,00.