Santa Catarina terá dois representantes na Série A de 2019. O Avaí já estava garantido e a Chapecoense também assegurou sua vaga ao vencer o São Paulo por 1 a 0, neste domingo, na Arena Condá. Será o sexto ano consecutivo do Verdão do Oeste na elite do futebol brasileiro.
Continua depois da publicidade
Graças a uma recuperação nestas rodadas finais. Depois de sofrer durante a semana ao lembrar dos dois anos do acidente aéreo com a delegação do clube e convidados, que vitimou 71 pessoas na Colômbia, o torcedor pôde voltar a sorrir neste domingo.
A direção da Chapecoense fez promoção de ingressos e o torcedor lotou a Arena Condá para a partida decisiva contra o São Paulo. Foi recorde de público, com 19.992 pessoas. Uma vitória garantia a permanência na Série A.
O time da casa começou melhor a partida. Logo no início Wellington Paulista pediu pênalti em lance com Arboleda mas a arbitragem entendeu que não foi. Depois foi a vez de Leandro Pereira finalizar, mas a bola foi para fora.
Próximo dos 20 minutos de partida o São Paulo passou a ter as melhores chances. Primeiro Nenê recebeu dentro da área e chutou rasteiro para boa defesa de Jandrei. Em seguida Diego Souza escorou de cabeça para Nenê, dentro da área, mas o camisa 10 do São Paulo errou a finalização.
Continua depois da publicidade
Outro susto para a torcida da Chapecoense foi aos 25 minutos, mas longe da Arena Condá. O América-MG teve pênalti a seu favor. Caso o time mineiro fizesse o gol a Chapecoense cairia para a zona de rebaixamento. Mas o goleiro do Fluminense, Júlio César, fez a defesa e a torcida do Verdão comemorou.
No final da primeira etapa o time da casa voltou a jogar melhor. E Wellington Paulista cabeceou uma bola na trave. A torcida verde e branca lamentou a chance perdida. Mas em seguida comemorou o gol de Richard, do Fluminense, sobre o América.
O time catarinense foi para o intervalo fora da zona de rebaixamento graças à derrota do América aliado ao empate do Sport diante do Santos.
No início da segunda etapa o jogo estava morno. O resultado até garantia a permanência do time catarinense na Série A. Só que havia o risco de um gol do Sport contra o Santos, o que empurraria a Chapecoense para o grupo dos rebaixados.
Continua depois da publicidade
O técnico do Verdão optou por uma estratégia de buscar o gol mas sem se expor muito. E conseguiu o objetivo aos 22 minutos do segundo tempo, quando Canteros, em posição no mínimo duvidosa, recebeu na direita e fez um cruzamento na medida para Leandro Pereira, no meio da zaga, cabecear para o gol. Foi uma explosão de alegria na Arena Condá. E o décimo primeiro gol do atacante na competição.
Ainda bem porque o Sport fez dois gols contra o Santos no final. Nos últimos minutos o Verdão segurou o resultado e a vaga na Série A.
A Chapecoense chegou a 44 pontos, melhor apenas do que os 43 pontos de 2014. Mas o suficiente para garantir a alegria de milhares de torcedores.
FICHA TÉCNICA – Chapecoense 1 x 0 São Paulo
CHAPECOENSE
Jandrei; Eduardo, Douglas, Fabrício Bruno e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Amaral, Canteros (Elicarlos) e Diego Torres (Bruno Silva); Wellington Paulista e Leandro Pereira (Osman). Técnico: Claudinei Oliveira.
Continua depois da publicidade
SÃO PAULO
Jean; Araruna, Arboleda, Bruno Alves e Edimar (Igor); Hudson, Liziero, Nenê (Shaylon) e Helinho; Diego Souza (Brenner) e Everton. Técnico: André Jardine
GOL: Leandro Pereira (C), aos 22 minutos do segundo tempo.
ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Fabrício da Silva e Bruno Pires (trio de GO).
CARTÕES AMARELOS: Jean, Arboleda e Everton (S).
LOCAL: Arena Condá, em Chapecó.
PÚBLICO: 19.992 torcedores.
RENDA: R$ 331.630,00.
Leia mais notícias sobre a Chapecoense