A Chapecoense venceu o Avaí por 1 a 0 e se manteve viva na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O artilheiro Everaldo fez o gol da vitória do Verdão do Oeste.
Continua depois da publicidade
O clássico entre as duas equipes catarinenses da Série A foi marcado por duas expulsões – uma para cada lado –, muitos erros de passes das equipes e um ritmo lento, especialmente no primeiro tempo. As limitações deixavam claro o porquê de as equipes ocuparem as duas últimas posições na tabela de classificação.
Em uma das chances do Avaí, Richard Franco apareceu na área e bateu colocado, mas a bola passou pela direita do goleiro João Ricardo. Pelo lado da Chapecoense, a melhor oportunidade surgiu apenas aos 37 da primeira etapa, quando Everaldo cruzou na área e Roberto cabeceou pela direita do gol defendido por Vladimir.
Expulsões após chute e gesto para a torcida
Continua depois da publicidade
O começo da segunda etapa foi marcado por expulsões. A primeira foi a do zagueiro Hiago, da Chape, logo aos cinco minutos. Em uma dividida, ele erguei demais o pé e acabou acertando Matheus Barbosa. O árbitro aplicou cartão vermelho direto.
Sete minutos depois, foi a vez de o Avaí ficar com 10. O volante Matheus Barbosa fez um gesto obsceno mostrando o dedo do meio para a torcida e também foi expulso pela arbitragem.
Com mais espaço em campo, as oportunidades começaram a surgir mais. Aos 27, Everaldo puxou para a direita na entrada da área e bateu colocado. Vladimir fez linda defesa e impediu o gol da Chape.
Mas quatro minutos depois, não teve jeito. Renato Kaiser, que havia acabado de entrar, aproveitou falha de Kunde e apareceu livre pela esquerda. Ele entrou na área, ergueu a cabeça e rolou para o meio. O atacante Everaldo finalizou sem dificuldade para o gol, abrindo o placar.
Continua depois da publicidade
Na reta final da partida, torcedores do Avaí protestaram criticando a equipe.
Chape se mantém na briga
Com o resultado, a Chapecoense chegou a 28 pontos. O time permanece na penúltima colocação, mas ainda mantém chances de alcançar o Cruzeiro, que hoje é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 36 pontos. CSA, com 29, e Fluminense, com 35 também brigam para fugir da degola e no momento seguem à frente da Chape.
O time do técnico Marquinhos Santos precisa tirar oito pontos de diferença para o Cruzeiro em 12 pontos que ainda estarão em disputa nos quatro jogos restantes.
Já o Avaí, que já está rebaixado desde a semana passada, permaneceu com 18 pontos, na lanterna da competição, 10 pontos atrás da Chapecoense.
Na próxima rodada, a Chape enfrenta o Botafogo, na quarta-feira, às 19h30min, na Arena Condá, em Chapecó. Já o Avaí vai a São Paulo para visitar o Corinthians, também na quarta-feira, às 21h30min.
Continua depois da publicidade
Ficha técnica
Avaí
Vladimir; Lourenço (Matheus Lucas), Kunde, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Luanderson (Luan Pereira), Richard Franco, Matheus Barbosa; Caio Paulista (Igor Goularte), Vinícius Araújo e João Paulo.
Técnico: Evando Camillato
Chapecoense
João Ricardo; Eduardo, Douglas, Hiago e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Camilo (Maurício Ramos), Gustavo Campanharo (Renato Kayzer); Arthur Gomes (Dalberto), Everaldo e Roberto
Técnico: Marquinhos Santos
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson José de Moraes Coelho
Gol: Everaldo, aos 31 minutos do segundo tempo (C)
Público: 2.316
Renda: R$ 41.468
Local: Estádio da Ressacada