Fazia tempo. Desde meados da década de 1980 não havia um finalista de Campeonato Catarinense pela quarta vez seguida em confronto valendo taça. A Chapecoense enfileira participações com a que está por acontecer neste domingo, às 16h, na Ressacada. Desde 2016 chega ao final da competição com presença na decisão. A maior sequência ainda pertence ao Joinville.
Continua depois da publicidade
Entre 1978 e 1985, o JEC foi campeão por oito vezes seguidas – também a maior sequência de títulos. Desde então, Criciúma (1989 a 1991) e Figueirense (2002 a 2004) conseguiram estar em três finais consecutivas – e também foram campeões seguidamente. A Chape chega à final pela quarta edição seguida, mas não será campeã consecutiva.
Das quatro, por sinal, esta é a única em que o último jogo do campeonato não é sediado na Arena Condá. E o Avaí é o primeiro time que a Chapecoense reencontra nesta sequência de decisões.
A primeira final da série verde foi em 2016, quando a Chape foi campeã sobre o Joinville. O Verdão ganhou as duas partidas: 1 a 0 na Arena Joinville e 2 a 1 na Arena Condá. No ano seguinte o desafiante foi o Avaí. Cada time ganhou por 1 a 0 fora de casa. Porém, em Chapecó, a festa foi da equipe da casa por ter melhor campanha ao longo da competição. Na temporada anterior foi a vez da Chapecoense encarar o Figueirense, em jogo único. No Oeste de Santa Catarina, o Alvinegro levou a melhor, e a taça, com o triunfo por 2 a 0.
Continua depois da publicidade