A classificação da Chapecoense para a Copa Sul-Americana é bom para a internacionalização do clube, mas vai gerar uma ginástica para adaptar a tabela de jogos. Um exemplo é que em fevereiro a equipe tem três jogos marcados em apenas quatro dias. No dia 17, o time pega o Figueirense, na Arena Condá, pelo Catarinense. No dia 19 está marcado o duelo de volta contra o Unión La Calera, do Chile, também em casa, pela Sul-Americana. E, no dia seguinte, a partida diante do Avaí, em Florianópolis, pelo Estadual.
Continua depois da publicidade
Sem contar que, caso a Chapecoense chegue na segunda fase da Copa do Brasil, a tabela básica divulgada pela CBF tem como datas prováveis os dias 20 e 27 de fevereiro.
A assessoria de imprensa do clube informou que, no momento, essa situação ainda nem foi avaliada, pois a direção está concentrada nas renovações e contratações. Mas o assunto deverá passar pelo colegiado para definir o que será feito. Provavelmente a Chapecoense vai entrar em contado com a Federação Catarinense para antecipar o jogo contra o Figueirense e/ou mudar a data do encontro com o Avaí.
Outra alternativa seria utilizar uma equipe alternativa, com alguns atletas da base. No Catarinense de 2018, o clube chegou a usar times reservas em alguns jogos para preservar a equipe principal priorizando os confrontos da Libertadores, contra o Nacional do Uruguai. Mesmo assim, o Verdão perdeu as duas contra os uruguaios, embora tenha chegado na final do Estadual.
Em entrevista ao Diário Catarinense, o presidente Plinio David de Nes Filho já manifestou a vontade de usar time alternativo em alguns jogos. O vice-presidente do Conselho Deliberativo, Mauro Finco, em entrevista para a Rádio Supercondá, também falou em usar uma equipe mista inclusive no dia 3 de fevereiro, diante do Hercílio Luz. E no dia 5 tem o primeiro embate contra o Unión La Calera, no Chile. Finco disse que o time titular teria que viajar já no dia 2 para seguir com tranquilidade e ter tempo para descansar.
Continua depois da publicidade
Também pode haver conflito com a Copa do Brasil, onde a Chapecoense encara o São José-RS, em Porto Alegre. As datas previstas inicialmente são 6 e 13 de fevereiro. Se for no dia 6 fica um dia depois do jogo pela Sul-Americana. Mas provavelmente ficará para a semana seguinte, onde não haverá choque.
Devido a esse possível conflito de datas, o novo diretor de futebol do clube, Newton Drummond, já fala em trabalhar com um grupo de 30 a 35 jogadores. Inicialmente, a direção previa iniciar o Catarinense com 28 jogadores, podendo chegar a 30 durante a competição.