A Chapecoense se despediu da Série A do Campeonato Brasileiro com um empate em 1 a 1 contra o Vasco, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). O Verdão do Oeste já teve o rebaixamento para a Série B de 2020 confirmado há três rodadas e foi ao Rio apenas para cumprir tabela diante do time cruzmaltino. O time carioca já havia garantido uma vaga na Sul-Americana e também não tinha mais ambição nesta última rodada do Campeonato Brasileiro, disputada neste domingo.
Continua depois da publicidade
Apesar de as duas equipes não terem mais pelo que brigar na competição, Vasco e Chape fizeram uma partida disputada e com chances de gol em ambos os lados. Mesmo jogando fora de casa, a Chape teve posse de bola e criou oportunidades na primeira metade da etapa inicial de jogo. Na parte final, o Vasco passou a equilibrar as ações.
Na melhor chance de gol cruzmaltina, o atacante Rossi, ex-atleta da Chape, desceu em velocidade pela direita e rolou para trás para Felipe Bastos. O volante bateu firme na bola, mas o zagueiro da Chape Maurício Ramos cortou metros antes de a bola chegar ao gol do goleiro João Paulo.
Na segunda etapa, o Vasco ampliou o domínio e esteve perto de abrir o placar. A Chape chegou a assustar quando Camilo acertou a trave do goleiro Sidão, aos 16 da segunda etapa, mas o Vasco respondeu logo em seguida. Aos 21, em contra-ataque, Marrone saiu frente a frente com o goleiro João Paulo. Após dividida, a bola sobrou limpa para Rossi, que, de frente para o gol, acabou chutando para fora.
Gols na reta final da partida
O jogo caminhava para o 0 a 0 quando o zagueiro da Chapecoense Maurício Ramos subiu com o braço erguido e colocou a mão na bola. Após consultar o VAR, o árbitro marcou pênalti para o Vasco. Yago Pikachu foi para a bola e converteu, fazendo a festa da torcida do Vasco que foi ao Maracanã.
Continua depois da publicidade
Mesmo com o rebaixamento já confirmado e atrás no placar, a Chape não desistiu e foi buscar o empate. O esforço foi premiado no apagar das luzes. Aos 47, em um vacilo da defesa do Vasco, Dalberto cabeceia para o meio da área. Vini Locatelli aparece entre os zagueiros e cabeceia para o chão, empatando a partida.
Foco no Estadual e na Série B em 2020
Com o empate deste domingo, a Chapecoense terminou o Campeonato Brasileiro em 19º lugar, com 32 pontos, e ficou entre os quatro rebaixados para a Série B de 2020.
Já o Vasco foi a 49 pontos e terminou em 12º lugar, garantindo uma vaga na Sul-Americana do próximo ano.
As duas equipes agora concedem férias ao elenco profissional e focam no planejamento de chegadas e saídas do mercado da bola até o início da próxima temporada. No caso da Chapecoense, o time volta a campo em janeiro, pelo Campeonato Catarinense. A estreia está marcada para 22 de janeiro, contra o Avaí, na Arena Condá, em uma reedição da final deste ano. A primeira definição da Chapecoense para a próxima temporada já foi tomada: Hemerson Maria será o treinador da Chape em 2020.
Continua depois da publicidade
Ficha técnica
Vasco
Fernando Miguel (Sidão), Yago Pikachu, Oswaldo Henríquez, Leandro Castan e Henrique; Fellipe Bastos (Marcos Júnior), Guarín, e Rossi; Ribamar (Gabriel Pec) e Marrony
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Chapecoense
João Ricardo; Eduardo, Douglas, Maurício Ramos e Caíque Sá; Márcio Araújo, Tharlis (Vini Locatelli), Elicarlos e Camilo; Roberto (Arthur Gomes) e Dalberto
Técnico: Emerson Cris
Arbitragem: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Rafael da Silva Alves
Gols: Yago Pikachu (V), aos 38 minutos do segundo tempo, e Vini Locatelli (C), aos 47 minutos do segundo tempo
Continua depois da publicidade
Cartões: Yago Pikachu e Henrique (V), Maurício Ramos, Caíque Sá e Elicarlos (C)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)