A Chapecoense enfrenta o Goiás às 19h deste domingo na Arena Condá, pela 27ª rodada do Brasileirão. Apesar de estar com 97,7% de chances de rebaixamento, a Chape se agarra às chances que tem para tentar escapar da Série B 2020. O cálculo é departamento de matemática da UFMG, que calcula probabilidades do Campeonato Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Acompanhe em tempo real Chapecoense x Goiás

No ano passado o Vasco escapou com 43. Em 2017, o Vitória se livrou com os mesmos 43, mas Coritiba e Avaí caíram com igual pontuação. Para ter um pouco mais de segurança neste Brasileirão seriam necessários 44 pontos para evitar a degola.

Com apenas 16 pontos na tabela restam 36 em disputa nas 12 rodadas. A Chapecoense necessitaria de nove vitórias, um empate e poderia perder somente dois jogos nesta reta final. Um desempenho igual ao do Flamengo, líder da competição, que tem 78% de aproveitamento. Mas com um time que está na lanterna da competição. Mesmo assim, o técnico Marquinhos Santos mantém a motivação.

– Temos que acreditar, em futebol tudo é possível. Em 2009 o Fluminense foi buscar. Em 2012, eu fui buscar com o Coritiba. Em 2014 repetimos com o Coritiba a não queda. Temos que acreditar e continuar lutando – disse o treinador.

Continua depois da publicidade

Em 2009 o Fluminense chegou a ter 99% de chances de rebaixamento. Venceu seis e empatou uma nos últimos sete jogos e se livrou. Em 2012, o Coritiba chegou a vencer quatro jogos seguidos.

É o que está faltando para a Chapecoense, que venceu apenas três partidas no Brasileirão, contra Inter, Cruzeiro e Avaí, ainda no primeiro turno. A última vez que o torcedor verde e branco comemorou uma vitória foi no dia 18 de agosto, contra o Avaí, na Arena Condá, com um magro 1 a 0. Coincidentemente, foi a últimas vez que o atacante Everaldo, artilheiro do time no Brasileirão, com oito gols, balançou a rede.

O técnico Marquinhos Santos está incomodado, pois em sete jogos a Chapecoense não venceu, somou apenas dois pontos com empates.

A expectativa é de conseguir a primeira vitória neste domingo e manter o time vivo no campeonato. Ironicamente a Chapecoense vai enfrentar o técnico Ney Franco, que deixou o time na zona de rebaixamento e faz boa campanha com o Goiás, 10º, com 37 pontos.

Continua depois da publicidade

Para esta partida o time catarinense não terá o zagueiro Gum, expulso na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras. Em compensação, o zagueiro Rafael Pereira volta de suspensão. Os jogadores pediram o apoio da torcida para ajudar na busca do improvável

– É quase um milagre. A gente está focado. Contra o Cruzeiro já era decisivo, esse jogo é ainda mais. Agora não pode escapar. Se não vencermos as chances praticamente se encerram. A gente não pode vacilar. Empate é ruim _ disse João Ricardo, em entrevista coletiva.

Pelo menos o Goiás tem desfalques. Entre eles está o atacante Michael, destaque do time, que marcou gol e foi expulso no 2 a 2 contra o Corinthians.

FICHA TÉCNICA – Chapecoense x Goiás

CHAPECOENSE

João Ricardo; Márcio Araújo, Douglas, Rafael Pereira e Bruno Pacheco; Amaral, Elicarlos, Roberto e Camilo; Henrique Almeida e Everaldo. Técnico: Marquinhos Santos.

Continua depois da publicidade

GOIÁS

Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Geovane, Yago Felipe, Léo Sena e Thalles; Rafael Papagaio e Rafinha. Técnico: Ney Franco.

ARBITRAGEM: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Cleriston Clay Barreto Rios SE). e Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ) no VAR.

DATA E HORA: às 19h de domingo.

LOCAL: Arena Condá, em Chapecó.

Leia mais notícias sobre a Chapecoense no NSC Total.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.