Finalista do Prêmio Laureus Sporting Moment 2000-2020, edição especial de 20 anos do “Oscar do Esporte”, a Chapecoense acabou superada pelo momento "Carregado nos ombros de uma nação". O fato se refere à inédita conquista da Copa do Mundo de Críquete, em 2011, pela seleção da Índia. A premiação ocorreu nesta segunda-feira (17) em Berlim, na Alemanha.
Continua depois da publicidade
O ex-zagueiro e superintendente da Chape, Neto, e o vice-presidente de marketing do clube, Pablo Dávi, estiveram presentes na cerimônia.
O clube catarinense concorreu pela segunda vez ao Prêmio Laureus. Venceu em 2018 na categoria “momento esportivo do ano” e, por isso, voltou a ser indicado.
A premiação foi referente a 2017, quando houve a reconstrução do clube após o acidente aéreo de novembro de 2016, na Colômbia. A tragédia matou 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, dirigentes, jornalistas e convidados. Seis pessoas sobreviveram, entre elas os jogadores Neto, Alan Ruschel e Jakson Follmann. A Chapecoense concorreu ao prêmio após votação em site do evento.
O time concorria com Natalie du Toit, nadadora paraolímpica da África do Sul, Sachin Tendulkar, que levou a Índia ao título da Copa do Mundo de críquete em 2011 e acabou vencedor do prêmio, Mick Schumacher, alemão que leva adiante o legado do pai, e Xia Boyu, chinês que, aos 69 anos, concluiu a escalada do Everest mesmo não tendo as duas mãos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Queda no Brasileiro, dívidas, tropeços no Catarinense: Chapecoense perde o brilho