Depois da primeira partida pelo Campeonato Catarinense após a suspensão pela pandemia do coronavírus, a Chapecoense divulgou nesta sexta-feira (10) que jogadores e membros da comissão técnica do clube testaram positivo para covid-19. Os testes foram feitos na terça-feira (7), e algumas pessoas do elenco contaminadas estavam na partida de quarta-feira contra o Avaí, na Arena Condá.

Continua depois da publicidade

O clube não divulgou os nomes dos casos confirmados, mas seriam 13 pessoas ao todo. A Chapecoense garantiu que nenhum jogador contaminado entrou em campo contra o Avaí, no entanto membros da comissão técnica que testaram positivo estavam na beira do gramado. Segundo o clube, todos os diagnosticados ficaram em Chapecó e não viajaram para o jogo de domingo em Florianópolis. O técnico Umberto Louzer viajou com a delegação nesta sexta, mas a Chapecoense não confirmou se ele está com covid-19.

Os casos confirmados são assintomáticos, segundo o comunicado do time do Oeste, e alguns jogadores diagnosticados já estavam em tratamento no departamento médico.

Os testes feitos na terça-feira eram do tipo RT-PCR, mais confiáveis para a detecção do coronavírus, mas o resultado demora alguns dias. Por isso o clube teve os exames apenas nesta sexta, em tempo de isolar os casos confirmados antes da viagem para Florianópolis. A testagem foi feita por causa de uma obrigação da prefeitura de Florianópolis para que as partidas ocorram na Capital. Por precaução, o clube afirmou que nesta sexta à tarde fez testes rápidos em toda a delegação que viajou para a próxima partida.

Conforme apuração do colunista da NSC Roberto Alves, a Federação Catarinense de Futebol está em contato com a diretoria da Chapecoense e acompanha o caso, assim como o departamento médico do Avaí.

Continua depois da publicidade

Através de nota, a FCF disse que "era uma situação prevista pela FCF e também pelos clubes, visto que todo o planejamento de retorno gradual das atividades e posteriormente do Estadual foi feito levando em total consideração acontecimentos como esse". A federação afirma também que "o importante é continuar seguindo o protocolo e tomando todos os cuidados possíveis no dia a dia".

A partida contra o Avaí está marcada para o domingo, às 16h (de Brasília), na Ressacada. No jogo de ida, a Chapecoense venceu por 2 a 0.