Chapecó vai receber R$ 1,6 milhão do Estado para ampliar o atendimento de pacientes com coronavírus no Hospital Regional do Oeste (HRO). A transferência do valor vai ocorrer após o cadastramento da proposta da unidade hospitalar, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Continua depois da publicidade
Além disso, um Centro Integrado de Operações contra a Covid-19 foi instalado na maior cidade do Oeste catarinese, na semana passada, para atender e apoiar a regional, que registra diariamente o aumento da transmissibilidade de casos e de óbitos por consequência do coronavírus.
– Desde o início da pandemia estamos mobilizados para garantir a ampliação de nossa rede e o envio de recursos aos hospitais. Os repasses à rede filantrópica ultrapassam R$ 638,7 milhões, com 908 leitos ampliados – afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
> Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e saiba como
Continua depois da publicidade
O Oeste vive um colapso na saúde desde o início de fevereiro. Para tentar contar a grave situação, a prefeitura decretou toque de recolher na última terça-feira (23), e o fechamento de todos os serviços não essenciais até domingo (28). Neste sábado (27), o prefeito anunciou que manteria o comércio da cidade fechado por mais uma semana.
Reforço da Froça Nacional SUS
Representantes da Força Nacional SUS, enviados para as cidades de Chapecó e Xanxerê pelo Ministério da Saúde, já estão na região. O apoio ocorre em razão do colapso no sistema hospitalar pela falta de leitos para doentes com coronavírus, e do aumento de casos ativos na cidade – aqueles em tratamento e capazes de transmitir o vírus.
Leia também:
> Covid-19: veja o relato de catarinenses que venceram o vírus
> Mapa da ocupação dos leitos Covid mostra o colapso se espalhando por Santa Catarina
> O que é lockdown e como a medida de isolamento serve contra a Covid-19