A partir desta segunda-feira Chapecó teve a retomada de um voo de madrugada para Florianópolis, com retorno à noite, que estava descoberto desde a saída da Avianca. A Azul passou a operar com um horário que sai às 5h do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso e retorna às 23h55 de Florianópolis, chegando na maior cidade do Oeste por volta da 1h.
Continua depois da publicidade
A operação é com uma aeronave Embraer, com 118 lugares. Embora seja menor do que o Airbus 320 que era operado pela Avianca, que tinha 164 lugares, a expectativa da administração do aeroporto é de que o novo voo possa atender seis mil passageiros por mês.
Desde o cancelamento dos quatro voos da Avianca (duas chegadas e duas partidas) em Chapecó, houve uma queda de cerca de 10 mil passageiros. Em julho deste ano foram 32 mil embarques e desembarques, contra 42 mil de julho do ano passado.
O diretor-executivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Fábio Magro, disse que esse voo possibilita aos moradores do Oeste irem para a capital pela manhã e retornarem à noite.
— A expectativa é de que situação comece a normalizar pois tivemos uma demanda que não era atendida, pela dificuldade de horários e aumento do custo das passagens, diárias de hotel e outras demandas. Muita gente optou por viajar de ônibus ou carro e outros cancelaram viagens. As passagens que chegaram a R$ 1 mil no pico da demanda agora já podem ser encontradas por R$ 200 com bastante antecedência – explicou.
Continua depois da publicidade
Mas para voltar a ter a mesma oferta de voos ainda falta repor uma operação da Avianca que chegava e saía em Chapecó no início da tarde, vindo de Florianópolis.
Com o novo voo da Azul a cidade conta com 94 voos entre chegadas e partidas por semana, para Florianópolis, São Paulo, Campinas e Porto Alegre. Uma das demandas é um voo para Curitiba.
A prefeitura também aguarda um parecer do Tribunal de Contas do Estado para lançar a licitação de concessão do aeroporto por 30 anos.