O calorão em Santa Catarina já é histórico. Chapecó, no Oeste do Estado, bateu o recorde de temperatura em janeiro: 36,2 ºC no dia 18 deste mês. A temperatura mais alta registrada na cidade até hoje foi em março de 2005: 37,8 ºC. Os dados são da Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Conforme Clóvis Corrêa, meteorologista da Epagri, historicamente janeiro não costuma ser um mês de temperaturas tão altas por dias consecutivos em Santa Catarina. Este ano está sendo atípico. Até esta quinta-feira (20), a máxima registrada no Estado em 2022 foi no município de Caibi, Extremo Oeste catarinense: 40 ºC.
A maior temperatura já registrada em todo o Estado foi 44,6°C em Orleans, no Sul do Estado, em 1963.
Ainda segundo os dados da Epagri, Caibi e Itapiranga, as duas cidades do Extremo Oeste, tiveram cinco dias consecutivos de temperaturas acima dos 38 ºC.
Continua depois da publicidade
Calorão em SC
A onda de calor começou entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Durante o último fim de semana, SC também começou a ter temperaturas mais altas que o padrão do verão. Segundo os dados da Epagri, Caibi e Itapiranga, as duas cidades do Extremo Oeste, tiveram cinco dias consecutivos de temperaturas acima dos 38 ºC.
A previsão é de que o calorão continue nos próximos dias. A partir de domingo (23) as temperaturas podem passar dos 40°C no Oeste.
Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, o calor só deve dar trégua a partir da metade da próxima semana, entre os dias 26 e 27 de janeiro, quando está prevista a passagem de uma frente fria.
Leia também
SC tem novo pico e chega a mais de 55 mil casos ativos da Covid-19
Entenda as polêmicas do autoteste de Covid em análise na Anvisa e possíveis reflexos em SC
Testemunhas relatam desespero em resgate após helicóptero cair em praia em Florianópolis