No último jogo que fez em casa, numa quinta-feira à noite, 12.384 pessoas foram até a Arena Condá para torcer para a Chapecoense vencer o Sport. E deu certo. A vitória por 2 a 1 sobre o Rubro-negro deu sobrevida à equipe catarinense. Desta vez, a parceria entre torcida e equipe é para enfrentar o São Paulo, às 17h de domingo, na Arena Condá, no jogo que pode terminar com a alegria pela permanência ou a dor pelo rebaixamento.
Continua depois da publicidade
Durante a semana, Chapecó, com seus mais de 215 mil habitantes, se mobilizou para criar uma atmosfera positiva para o clube. Ingressos para algumas alas do estádio foram esgotados dias antes do confronto. É com a expectativa de recorde de público que os comandados de Claudinei Oliveira se preparam para o duelo com cara de final.
A vitória basta para o time se livrar do rebaixamento e garantir mais uma temporada na elite, que no ano que vem terá a presença de outra equipe catarinense: o Avaí. Empate ou derrota deixam a equipe à perigo, já que precisará torcer para que América-MG e Sport não tenham êxito em seus duelos.
Em quinto lugar na competição, o jogo também tem grau de importância para o São Paulo. O Tricolor paulista precisa pontuar mais do que o Grêmio (que recebe o Corinthians no mesmo horário) para concluir a competição na quarta colocação e, assim, garantir presença na fase de grupos da Libertadores de 2019, sem ter que passar pela fase preliminar da competição.
A partida é considerada como a mais importante do ano para a Chapecoense, pois um rebaixamento representaria queda brusca na receita, agravada pelas 54 ações judiciais relativas aos processos do acidente aéreo que matou 71 pessoas na Colômbia, há dois anos.
Continua depois da publicidade
– A Chapecoense é muito importante para a região de Chapecó com mais um milhão de pessoas. Ela traz grandes clubes para cá e movimenta a economia, restaurantes e hotéis. Ela leva o nome da cidade e da região para muito longe. Todos estão mobilizados e nós esperamos fazer a nossa parte – disse Claudinei Oliveira.
O treinador cobrou o resultado positivo para que a Chape não dependa de tropeços dos concorrentes diretos contra a degola.
– Vamos buscar a vitória desde o início e, quando faltarem entre cinco e 10 minutos, poderemos administrar alguma situação, mas dependendo dos outros resultados – completou.
Só cinco nunca foram rebaixados no Brasileirão
Desde que o Campeonato Brasileiro adotou o sistema de divisões, com acessos e rebaixamentos ao fim de cada temporada, apenas quatro tradicionais clubes jamais amargaram a dor de um descenso na competição: Cruzeiro, Flamengo, Santos e São Paulo. Assim como eles, a Chapecoense, a caçula entre as equipes da elite, está neste grupo e quer permanecer no seleto rol.
Continua depois da publicidade
A lista das equipes jamais rebaixadas era ligeiramente maior há duas temporadas. Mas o Internacional jogou a Série B de 2017 e deixou de fazer parte da história.Todas os outros times grandes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo, já tiveram que passar pela Segunda Divisão após estar na elite.
Desde que ingressou na Série A em 2014, o Verdão tem feito campanhas consistentes. Em todos os campeonatos anteriores, no entanto, a luta contra o rebaixamento encerrou antes da última rodada. No ano passado, sob o comando do técnico Gilson Kleina, a equipe ainda protagonizou uma impressionante arrancada na reta final e ficou com uma das vagas na pré-Libertadores da América.
FICHA TÉCNICA – Chapecoense x São Paulo
CHAPECOENSE
Jandrei; Eduardo, Douglas, Fabrício Bruno e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Amaral, Canteros e Diego Torres; Wellington Paulista e Leandro Pereira. Técnico: Claudinei Oliveira.
SÃO PAULO
Jean; Araruna, Arboleda, Bruno Alves e Edimar; Hudson, Liziero, Nenê e Helinho; Diego Souza e Everton. Técnico: André Jardine
Continua depois da publicidade
ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Fabrício da Silva e Bruno Pires (trio de GO).
DATA E HORA: às 17h de domingo.
LOCAL: Arena Condá, em Chapecó.
Leia mais notícias sobre a Chapecoense