O primeiro caso de dengue em Chapecó em 2020 foi confirmado nesta quarta-feira, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Trata-se de uma mulher de 60 anos, que mora no bairro Cristo Rei.

Continua depois da publicidade

Por isso, seguindo orientação da Secretaria de Saúde do Estado, será aplicado inseticida ainda nesta quarta-feira, com carro, fazendo a borrifação costumeiramente chamada de “fumacê”.

A orientação é para que a população recolha pássaros e animais domésticos, roupas no varal, deixe as janelas e portas abertas e não se aproxime do veículo. Depois as frutas e verduras devem ser lavadas antes do consumo. O produto fica suspenso no ar por cerca de 45 minutos.

Também é recomendável evitar vasilhames que possam acumular água a céu aberto. É bom cuidar as caixas de água para que estejam tampadas e manter limpos e escovados potes de água dos animais.

Continua depois da publicidade

Além do caso confirmado há outros seis casos suspeitos aguardando exame. Outros 13 deram negativo. No ano p assado foram registrados 324 casos suspeitos, sendo 18 positivos. Em 2018 os 227 casos deram negativo e, em 2016, foram 3.127 casos com 820 confirmações. Naquele ano teve uma morte em Chapecó.

No mesmo ano em Pinhalzinho cerca de 20% da população contraiu dengue, entre eles o prefeito e o diretor do hospital do município.