As pessoas que testarem positivo para a Covid-19 e descumprirem o isolamento serão multadas em Chapecó. A medida foi adotada ainda em 2021, mas, tem sido reforçada na cidade pois casos de desrespeito ao isolamento têm acontecido com mais frequência. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp 

De acordo com Rodrigo Moli, gerente de Vigilância em Saúde de Chapecó, apenas no último fim de semana três denúncias foram recebidas e uma empresa chegou a ser notificada e fechada por descumprimento às regras sanitárias relacionadas ao coronavírus. 

— Essa regra não é nova, sempre houve multa. Quando a denúncia chega, nós fazemos uma consulta prévia. Vamos averiguar os dias, fazemos um levantamento, temos uma planilha para consulta… Se realmente a pessoa ou a empresa estiver descumprindo as regras, tomamos as medidas necessárias — explica.   

A multa aplicada para quem for flagrado descumprindo o isolamento social na cidade vai de R$500, para pessoas físicas, e pode chegar até R$150 mil, valor aplicado para empresas. 

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (10), João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó, fez uma publicação nas redes sociais e divulgou telefones que as pessoas podem utilizar para denunciar possíveis descumprimentos ao isolamento social. 

— Se souber de alguém descumprindo essa medida [isolamento], ligue 153 e 3319-1400 — escreveu. 

> Aeroportos de SC têm voos cancelados por alta nos casos de Covid e gripe

Isolamento obrigatório 

Segundo Rodrigo Moli, a orientação – que segue as diretrizes do Governo do Estado – é para que tanto a pessoa que contraiu o vírus quanto os familiares que moram na mesma casa façam o isolamento. Quem tiver o teste positivo para a doença, deve permanecer isolado por 10 dias. Já os familiares que têm contato com essa pessoa, devem se isolar por 14 dias. 

— Não é porque você está com sintomas leves que não tem de manter o isolamento. Tem que cumprir o isolamento, tanto a pessoa que testou positivo e quanto a família dessa pessoa — lembra o gerente de Vigilância.  

Mais de mil casos ativos

Segundo o boletim divulgado nesta terça-feira (11), 1.374 pessoas estão com Covid-19 em Chapecó e há 570 casos suspeitos, que estão sendo investigados. Ao todo, 15 pessoas estão internadas no município por causa da doença, sendo 13 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e duas pessoas em enfermaria.   

Continua depois da publicidade

Leia também 

“SC não merece ser chamada de terra do Bolsonaro”, diz Sergio Moro

Onda de calor intenso atinge SC e temperaturas podem chegar aos 40°C

Mãe de criança de SC que ficou 14 dias internada com Covid celebra vacina: “Ansiosa”