Chapecó anunciou nesta semana que irá seguir as determinações do governo do Estado em relação à liberação e proibição de atividades em função do novo coronavírus. Em decreto publicado na quarta-feira (8), a prefeitura liberou as aulas presenciais de ensino superior, eventos em drive-in e competições de futebol profissional.
Continua depois da publicidade
> Entidades se manifestam contra indicação de ivermectina para pacientes com covid-19
O prefeito Luciano Buligon informou que ações para enfrentamento à Covid-19 em Chapecó serão baseadas na ferramenta do Estado “Matriz de Avaliação de Indicadores de Risco Potencial na Gestão da Saúde”. Antes disso, o município seguia um planejamento organizado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus local.
Segundo os números do Governo do Estado divulgados na quarta-feira (8), Chapecó é a segunda cidade catarinense com o maior número de casos de coronavírus. São 2.712 casos confirmados, ficando attás somente de Joinville, que soma 2.906 casos.
> Novo decreto de Joinville limita horário de funcionamento de restaurantes e bares
Continua depois da publicidade
Ficam autorizadas
– Atividades de ensino presencial em estabelecimentos acadêmicos públicos e privados nas modalidades Ensino em nível superior e Ensino em nível de pós-graduação;
– Eventos públicos na modalidade drive in (cinema, shows, apresentações teatrais e musicais);
– Competições de futebol profissional.
Continua proibido
– Aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza.
> Estado e Itajaí terão que explicar ao TCE distribuição de remédios para covid sem comprovação
Liberação de outras atividades
A liberação de outras atividades fica condiciona à expedição de autorização contida em Ato da Secretaria de Estado da Saúde ou do Governo do Estado de Santa Catarina, que regulamente os requisitos necessários para o seu funcionamento.
A fiscalização do cumprimento das regras estabelecidas no decreto ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária, das equipes de Segurança Pública e das equipes de Fiscalização vinculadas a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade.
Continua depois da publicidade