O Centro de Eventos de Chapecó se tornou um Centro Operacional da Covid-19. No local, estão funcionado, com ocupação máxima, 35 leitos de enfermaria para tratamento da doença. A rede de oxigênio está sendo instalada para que 20 novos leitos de UTI possam ser abertos nos próximos dias. Além disso, 40 novos leitos de enfermaria também serão instalados.
Continua depois da publicidade
— Com o oxigênio podemos instalar os respiradores e a previsão é de que até sábado tudo esteja pronto para abrirmos os 20 leitos de UTI, que são uma UTI de passagem, até que abra vaga no Hospital Regional do Oeste — explicou o prefeito João Rodrigues em live transmitida pelo Facebook da prefeitura de Chapecó nesta terça-feira (02).
> Receba notícias do NSC Total pelo Whatsapp
> Pacientes de SC com covid serão levados para o Espírito Santo
Para que o sistema de saúde possa atender um maior número de pessoas, 12 profissionais da Força Nacional de Saúde estão desde a semana passada atuando na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Segundo o prefeito, essa equipe deixa Chapecó nessa quarta-feira (03) e uma nova equipe enviada pelo governo federal deve chegar na sexta-feira (05).
Continua depois da publicidade
Para que os 20 novos leitos de UTI possam ser abertos no Centro de Eventos, o município está contratando médicos intensivistas de São Paulo e de outras regiões do país. O prefeito afirma que na sexta-feira o contrato deve ser assinado e, possivelmente, no sábado e no domingo a equipe de médicos chega em Chapecó.
Os leitos de UTI seriam instalados na UPA da cidade, mas, após avaliação, a prefeitura decidiu instalar o tanque de oxigênio e abrir as vagas das Unidades de Terapia Intensiva no Centro de Eventos da cidade por ser mais espaçoso.
Doações
Na semana passada, um grupo de voluntários, comandado pela primeira-dama Fabiana Rodrigues, solicitou doações dos empresárias e da população em geral do município para atender as demandas da enfermaria Covid instalada no Centro de Eventos. Na live desta terça (02), Fabiana agradeceu pelos engajamento com a campanha e o prefeito solicitou a doação de máscaras, álcool em gel, oxímetros, macas e cadeiras de rodas.
> Homem com Covid-19 levado ao hospital na carroceria de carro recebe alta em Chapecó
> Unidade prisional é interditada após surto de coronavírus
João Rodrigues afirmou que a prefeitura busca distribuir máscaras para os pacientes que testarem positivo, para que possam repassar para toda a família. Os demais objetos solicitados pela prefeitura são para ajudar na estrutura do Centro Operacional da Covid-19.
Continua depois da publicidade
‘Tratamento precoce’
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, fez um apelo à população para que todos que tiverem qualquer sintoma da Covid-19 busquem um médico rapidamente.
— Quem sou eu para te dizer o que tem que ser feito. Mas se o paciente chegou, consultou e tem um sintoma, mas o exame não confirmou, trata logo de vez, dá medicamento para combater a Covid, se não fizer mal, é claro. Todos nós leigos, eu e um milhão de brasileiros, todos nós somos cientistas, cada um tem uma receita. Eu acredito em todos os medicamento que a medicina oferece, que a ciência indica e todos aqueles que o dito popular sugere — afirmou João Rodrigues.
> Médicos relatam complicações em pacientes que usaram ‘tratamento precoce’ para Covid em SC
O prefeito também recomendou que a população não tenha preconceito de nada, inclusive da cloroquina e da ivermeticina, medicamentos que não possuem eficácia comprovada contra Covid-19 e nem são recomendadas por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
> Contra o tratamento precoce, entidades médicas reforçam apoio à vacina
Comércio segue fechado nesta semana
O comércio da cidade segue fechado até domingo (07). O prefeito João Rodrigues, em outra ocasião, sinalizou que não pretende estender ou adotar novas medidas restritivas nesse sentido.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, esta é a última semana de comércio fechado. Com as estruturas do sistema de saúde montadas, mas com as vagas ocupadas, João Rodrigues afirma que o país precisa crescer e as pessoas precisam de emprego.
*Com supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Deslizamento afeta trânsito na Via Expressa, em Florianópolis
SC tem 17 concursos abertos; salários chegam a R$ 21 mil