A Secretaria Municipal de Educação de Chapecó está desenvolvendo ações de prevenção e atenção que visam aproximar a família de estudantes e as instituições de ensino da região. Para isso, nesta terça-feira (27), foi realizada a primeira palestra do “Projeto Família Presente: Escola Forte”, no Salão Comunitário Parque das Palmeiras.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

— Ao envolver ativamente a família, criando oportunidades para sua participação, fortalece-se o sentimento de pertencimento tanto nos pais quanto nos filhos. Isso, por sua vez, amplia as possibilidades de novas aprendizagens e o desenvolvimento de protagonismos críticos e cidadãos no ambiente escolar — destaca a secretária de Educação, Astrit Tozzo.

As palestras abordam temáticas relacionadas aos limites e responsabilidades entre pais e filhos, habilidades socioemocionais e valor do tempo de qualidade em família. Essas ações são planejadas e executadas pelos Núcleos de Apoio Multiprofissional ao Estudante (NAMES), que envolvem profissionais de diversas áreas, como psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, pedagogos e professores, além de contar com a participação de profissionais da Secretaria de Educação.

Concurso em Chapecó abre 58 vagas com salários de até R$ 4,9 mil

Continua depois da publicidade

Nesta quarta, a palestra sobre “Limites frutificam o amor”, desenvolvida pela Psicóloga Franciely Paz, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

— O papel da família é muito importante para o desenvolvimento e consolidação de habilidades socioemocionais, sendo as experiências vividas determinantes para a expressão e o gerenciamento das emoções, seja com ela mesma ou com as pessoas que a cercam. Por isso, convidamos todas as famílias para participarem das palestras e acompanhar o desenvolvimento deste projeto tão importante para a educação municipal de Chapecó — reforça Astrit.

Quais são as cidades mais populosas de SC segundo Censo do IBGE

Confira o calendário de palestras

  • Dia 6 de julho, às 19h, núcleo 4, no Salão Comunitário do Loteamento Colatto. Palestra: Relação pais e filhos e seus limites. Palestrante: Dr. Juiz Ermínio Darold.
  • Dia 13 de julho, às 19h, núcleo 1, na Unoesc. Palestra: Limites entre pais e filhos. Palestrante: Profa. Dra. em Psicologia Maria Teresa Ceron Trevisol.
  • Dia 18 de julho, às 19h, núcleo 3, no Salão Comunitário Vila Real. Palestra: Limites e tempo de qualidade com filhos. Psicólogo Diego Ronsom.

Chapecó fica entre as 20 maiores altas populacionais no Censo do IBGE

Caminhão atravessa avenida em SC com casa inteira na carroceria