Chapecó confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos, segundo a prefeitura do município. A informação foi divulgada na sexta-feira (19) em um comunicado. O paciente chegou a ser internado, mas já teve alta e passa bem.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Conforme a prefeitura, ele é um homem de 42 anos. O paciente esteve no Litoral e quando retornou passou a apresentar sintomas da doença. Ele ficou internado no Hospital Regional do Oeste. A família e pessoas que tiveram contato com o doente são monitorados, segundo a prefeitura.

O teste foi feito no Laboratório Central de Saúde Pública, em Florianópolis, e confirmou a infecção. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) ainda não se manifestou sobre o novo caso. Se confirmado, o Estado chega a 44 infectados. Novo boletim estadual deve ser divulgado até o fim da tarde deste sábado.

No comunicado em que informou o caso, a prefeitura de Chapecó orientou que as pessoas fiquem atentas a sintomas como lesões na pele. Caso necessite de atendimento, o doente deve procurar as unidades de saúde de seu bairro e as UPAs aos finais de semana.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre a varíola dos macacos 

Leia também 

Vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra Covid não chega a 2% em SC em um mês

SC tem Dia D de vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado

Secretária de Saúde é afastada por furar fila de exames para beneficiar parente do pai em SC