O crescimento dos casos de coronavírus em Chapecó motivou a prefeitura a ampliar as medidas de isolamento social. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo prefeito Luciano Bulligon, após reunião da Comissão de Resposta ao Coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus mostra a evolução da pandemia em SC
Bulligon afirmou a necessidade de mais restrições por causa do aumento da ocupação dos leitos de UTI em Chapecó. O prefeito lembrou que o pior momento na região foi em setembro, quando a cidade chegou a ter 34 pessoas internadas com covid-19, e agora o número está em 23 e com tendência de crescimento.
> Festa com 600 pessoas em Xanxerê é encerrada pela polícia após denúncias
— Diante disso, infelizmente, nós retroagimos no nosso quadro epidemiológico. Voltamos ao estado grave, e diante desse quadro os municípios estão obrigados a tomar decisões conforme a plataforma do Estado — destacou o prefeito.
Continua depois da publicidade
A nova decisão do município fecha as praças e espaços públicos em Chapecó pelos próximos dias, e proíbe aglomerações em shows, espetáculos, apresentações, etc. Casas noturnas e pubs também terão restrições mais duras.
— Estamos obrigados a cumprir as medidas e acima de tudo, sensibilizar as pessoas para o distanciamento social, o uso de máscara, a higienização das mãos. As aglomerações são a grande motivadora da ocupação dos leitos de UTI.
Conforme o painel do coronavírus elaborado pela NSC, com base nos dados do governo do Estado, Chapecó soma atualmente 77 mortes e mais de 7,7 mil casos confirmados de covid-19.
Santa Catarina vive atualmente um momento de aumento dos casos ativos de coronavírus. O número cresceu 33,07% nos últimos sete dias. Esses casos se referem a pacientes que seguem com o vírus e que, portanto, podem transmitir a doença para outras pessoas. São 2.946 pacientes a mais que na semana anterior. A alta é liderada pela região do Vale do Itajaí, onde o crescimento foi de 61,15%.
Continua depois da publicidade
Conforme os dados levantados, todas as regiões catarinenses registraram alta nos casos ativos de Covid-19 na última semana: Vale do Itajaí (+61,15%), Serrana (+52,45%), Sul (+41,90%), Oeste (+32,58%), Grande Florianópolis (+23,10%) e Norte (+7,79%).