A Prefeitura de Chapecó vai ampliar o horário de funcionamento de bares e restaurantes na cidade. Esses estabelecimentos, que hoje só podem abrir até as 18h para atendimento presencial, a partir deste sábado (15) poderão atender clientes até as 22h.

Continua depois da publicidade

> SC tem mais de 100 mil recuperados de coronavírus

A liberação foi comunicada em decreto municipal publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial dos Municípios, segundo a prefeitura. A restrição de horário não se aplica ao atendimento para retirada em balcão ou serviços de entrega (delivery).

Em uma live feita na quarta-feira, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSL), já havia antecipado que a tendência era de que o município ampliasse o horário de autorização para o funcionamento de bares e restaurantes. O decreto anterior que determinava que esses locais fechassem às 18h, atendendo somente por entrega após esse horário, expira nesta sexta-feira (14).

No entanto, o prefeito alertou que manter esse horário estendido para bares e restaurantes vai depender do comportamento dos empreendedores.

Continua depois da publicidade

– A partir de sábado, dia 15, a tendência, se as coisas estiverem como estão, é que volte até as 22h. Mas aí mais uma vez vem a nossa sensibilização. Quem deve cuidar dentro do estabelecimento é o proprietário. É com essas atitudes (de reduzir o número de mesas e respeitar o distanciamento mínimo) em um retorno gradual e lento que vai começar sábado que nós vamos medir. Se houver uma obediência, o decreto volta a permitir até as 22h. Se houver descumprimento, na quarta-feira que vem podemos retornar aqui tendo que tomar medidas mais drásticas – alertou Buligon.

> OMS diz que coronavírus estava em embalagem de frango de SC e descarta contaminação por comida

O prefeito de Chapecó também anunciou um protocolo com mais medidas de proteção em supermercados da cidade. Na semana passada, o município encaminhou um projeto de lei à Câmara dos Vereadores de Chapecó para aumentar o valor das multas para quem desrespeitar as normas de distanciamento e prevenção do novo coronavírus.

– Estamos vivendo ainda um período muito crítico, o pior que já vivemos da covid-19 aqui em Chapecó – reforçou Buligon.

Em Chapecó, o transporte coletivo voltou a circular na segunda-feira (10). Parques, praças e espaços de lazer permanecem fechados.

Continua depois da publicidade

Até esta quinta-feira, Chapecó registrava 28 óbitos pelo novo coronavírus e 4.611 casos confirmados.

> Setor de serviços tem alta de 3,6% em junho em Santa Catarina