Adversário de estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 19h, no Passo D'Areia, em Porto Alegre, o São José foi o primeiro rival num jogo oficial da Chapecoense, em 1973, no campo do Colégio São Francisco, ao lado da Arena Condá. O Verdão venceu por 1 a 0 com gol anotado por Orlandinho.
Continua depois da publicidade
Desta vez o confronto é no campo do adversário. E não tem jogo de volta. Pelo menos o empate classifica a Chapecoense. O atacante Wellington Paulista afirma que é preciso cuidado com a partida única e com o gramado sintético do Passo D'Areia. Será o segundo jogo neste tipo de piso em oito dias, já que na semana passada a equipe ficou no 0 a 0 diante do Unión La Calera, do Chile, na Sul-Americana.
– É um pouco diferente a Copa do Brasil neste ano, principalmente nesse começo. Temos que estar espertos com o gramado, com a situação e saber que vai ser um jogo bem difícil. Tem que se adaptar muito rápido, como fizemos em La Calera, para fazer um grande jogo e sair classificado – disse o atacante.
Após dois anos entrando direto nas oitavas de final da competição por estar na Libertadores, em 2019 o Verdão do Oeste volta a disputar a Copa do Brasil desde a primeira fase. Será a nona participação do clube. A primeira foi em 2008, quando eliminou o Guarani na primeira fase e foi eliminado pelo Internacional na segunda etapa.
De lá para cá, a Chapecoense subiu da Série D para a Série A e se tornou equipe digna de figurar entre os 10 primeiros do ranking da CBF. No entanto, o técnico Claudinei Oliveira considera que seu time pegou o adversário mais difícil dos possíveis na primeira fase e que é vice-líder do Gauchão.
Continua depois da publicidade
– Esperamos um jogo difícil, o São José tem uma equipe boa, não perde em seus domínios desde o ano passado e venceu o Internacional por 2 a 0. Temos que jogar com espírito de decisão. É um equipe alta, muito competitiva e temos que jogar como se fosse contra o Grêmio, como se fosse contra o Inter – afirmou o treinador.
A melhor participação da Chapecoense na Copa do Brasil foi no ano passado, quando entrou nas oitavas de final, eliminou o Atlético-MG nos pênaltis e depois caiu diante do Corinthians, nas quartas. O time catarinense, que nunca foi eliminado na primeira fase, sabe que o título é algo distante, mas confia numa boa campanha que dê também retorno financeiro para investir no Campeonato Brasileiro.
Para a partida, o treinador vai dar chance ao atacante Lourency, que fez dois gols na vitória por 3 a 2 contra o Brusque pelo Estadual. Ele deve ser o único que atuou no sábado a iniciar a partida contra o São José. Os demais devem ser os que iniciaram o jogo contra o Unión La Calera, com exceção de Augusto, lesionado, e a volta de Eduardo no lugar de Marcos Vinícius. Em caso de classificação, a Chape pega o Mixto-MT, que eliminou o CSA ao vencer por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ-RS X CHAPECOENSE
SÃO JOSÉ-RS
Fábio; Márcio Lima, Éverton Alemão, Wagner e Dudu Mandai; Tássio, Zotti, Mateusinho, Rafael Tavares e Tiago Pará; Márcio Jonatan. Técnico: Rafael Jaques.
Continua depois da publicidade
CHAPECOENSE
João Ricardo; Eduardo, Rafael Pereira, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Elicarlos e Diego Torres; Renato, Wellington Paulista e Lourency. Técnico: Claudinei Oliveira.
ARBITRAGEM: Paulo Roberto Alves Junior, auxiliado por Luciano Roggenbaum e Luiz Souza Santos Renestro (trio do PR).
DATA E HORÁRIO: quarta-feira, às 19h.
LOCAL: Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre.