Falta gol aos times de Santa Catarina nas séries A e B do Campeonato Brasileiro, com exceção da Chapecoense. Avaí, Criciúma e Figueirense sentem falta de um homem-gol, por diferentes motivos: seja no elenco, em campo ou de bem com as redes. No entanto, o Verdão do Oeste é o único que tem esse jogador definido, e a artilharia do Brasileirão comprova. Everaldo divide com Bruno Henrique e Gabriel, ambos do Flamengo, o topo da lista de goleadores. Enquanto isso, os demais times catarinenses esperam que seus centroavantes sejam mais assíduos com o fundo do gol.

Continua depois da publicidade

Everaldo, Chapecoense

27 anos

Na Série A: 4 gols em 7 jogos

Incorporado ao elenco do Verdão já com a temporada em andamento, Everaldo aproveitou bem os primeiros jogos e vira homem de confiança da Chapecoense no Brasileirão. O jogador tem 10 gols em 26 jogos com a camisa verde na temporada. Entrou na Série A calibrado e encontrou o fundo das redes quatro vezes, está na artilharia da competição. A Chape tem um homem-gol para chamar de seu.

Continua depois da publicidade

Brenner marcou um, mas Avaí precisa de mais gols do jogador
Brenner marcou um, mas Avaí precisa de mais gols do jogador (Foto: Leo Munhoz)

Brenner, Avaí

25 anos

Na Série A: 1 gol em 2 jogos

O atacante de 25 anos teve pouca oportunidade para mostrar que pode ser o homem-gol do Leão. Precisa de mais jogos para demonstrar se pode ou não assumir essa tarefa. Até porque é a alternativa que o Avaí tem nas mãos. O artilheiro do clube na temporada, com 14 gols, Daniel Amorim, não decolou na Série A. Teve cinco partidas, sendo duas como titular, e não conseguiu se garantir no time. Tanto que foi preterido por Matheus Matias, de apenas 20 anos, no último compromisso, o revés para o Inter no Beira-Rio.

Léo Gamalho tem dois gols, mas precisa estar mais em campo pelo Criciúma
Léo Gamalho tem dois gols, mas precisa estar mais em campo pelo Criciúma (Foto: Guilherme Hahn/Especial BD 21/05/2019)

Léo Gamalho, Criciúma

33 anos

Na Série B: 2 gols em 3 jogos

Gente para colocar a bola para dentro o Criciúma tem, a questão é contar com ele. Dos seis jogos da equipe até agora na Série B, Léo Gamalho esteve em ação em metade. Ficou de fora dos primeiros jogos para melhorar o condicionamento físico. Na última rodada, foram as dores na panturrilha que deixaram o centroavante de fora. Quando está em campo, corresponde. A primeira e única vitória do Tigre até agora na competição, por exemplo, teve gol dele. Gamalho tem experiência na competição e sabe o caminho da rede, porém o Carvoeiro precisa tê-lo em campo mais vezes para não apenas lutar contra o rebaixamento.

Continua depois da publicidade

Rafael Marques ainda não balançou as redes pelo Figueirense
Rafael Marques ainda não balançou as redes pelo Figueirense (Foto: John Léo, Figueirense FC)

Rafael Marques, Figueirense

36 anos

Na Série B: nenhum gol em 5 jogos

O Figueirense depositou confiança no rodado jogador para fazer a bola entrar, apostando também no jogo aéreo do atacante de 1,90m. No entanto, até agora, ele não conseguiu corresponder a expectativa. Na partida passada, o triunfo sobre o Atlético-GO, ficou de fora da escalação titular e entrou no decorrer do confronto. Rafael Marques deve ganhar mais chances com a esperança de que desencante e faça o Figueira melhorar em ofensividade.