Falta gol aos times de Santa Catarina nas séries A e B do Campeonato Brasileiro, com exceção da Chapecoense. Avaí, Criciúma e Figueirense sentem falta de um homem-gol, por diferentes motivos: seja no elenco, em campo ou de bem com as redes. No entanto, o Verdão do Oeste é o único que tem esse jogador definido, e a artilharia do Brasileirão comprova. Everaldo divide com Bruno Henrique e Gabriel, ambos do Flamengo, o topo da lista de goleadores. Enquanto isso, os demais times catarinenses esperam que seus centroavantes sejam mais assíduos com o fundo do gol.
Continua depois da publicidade
Everaldo, Chapecoense
27 anos
Na Série A: 4 gols em 7 jogos
Incorporado ao elenco do Verdão já com a temporada em andamento, Everaldo aproveitou bem os primeiros jogos e vira homem de confiança da Chapecoense no Brasileirão. O jogador tem 10 gols em 26 jogos com a camisa verde na temporada. Entrou na Série A calibrado e encontrou o fundo das redes quatro vezes, está na artilharia da competição. A Chape tem um homem-gol para chamar de seu.
Continua depois da publicidade

Brenner, Avaí
25 anos
Na Série A: 1 gol em 2 jogos
O atacante de 25 anos teve pouca oportunidade para mostrar que pode ser o homem-gol do Leão. Precisa de mais jogos para demonstrar se pode ou não assumir essa tarefa. Até porque é a alternativa que o Avaí tem nas mãos. O artilheiro do clube na temporada, com 14 gols, Daniel Amorim, não decolou na Série A. Teve cinco partidas, sendo duas como titular, e não conseguiu se garantir no time. Tanto que foi preterido por Matheus Matias, de apenas 20 anos, no último compromisso, o revés para o Inter no Beira-Rio.

Léo Gamalho, Criciúma
33 anos
Na Série B: 2 gols em 3 jogos
Gente para colocar a bola para dentro o Criciúma tem, a questão é contar com ele. Dos seis jogos da equipe até agora na Série B, Léo Gamalho esteve em ação em metade. Ficou de fora dos primeiros jogos para melhorar o condicionamento físico. Na última rodada, foram as dores na panturrilha que deixaram o centroavante de fora. Quando está em campo, corresponde. A primeira e única vitória do Tigre até agora na competição, por exemplo, teve gol dele. Gamalho tem experiência na competição e sabe o caminho da rede, porém o Carvoeiro precisa tê-lo em campo mais vezes para não apenas lutar contra o rebaixamento.
Continua depois da publicidade

Rafael Marques, Figueirense
36 anos
Na Série B: nenhum gol em 5 jogos
O Figueirense depositou confiança no rodado jogador para fazer a bola entrar, apostando também no jogo aéreo do atacante de 1,90m. No entanto, até agora, ele não conseguiu corresponder a expectativa. Na partida passada, o triunfo sobre o Atlético-GO, ficou de fora da escalação titular e entrou no decorrer do confronto. Rafael Marques deve ganhar mais chances com a esperança de que desencante e faça o Figueira melhorar em ofensividade.