A história de Chapadão do Lageado começou por volta de 1929, quando colonizadores alemães vindo de diversas regiões do Estado se instalaram. Recebeu este nome por estar numa chapada na parte alta do Rio Lageado. A emancipação veio apenas em 1995. A região é rodeada por serras, formando uma bela paisagem.
Continua depois da publicidade
Como uma jovem cidade, tem uma pequena população, maioria descendente de alemães. A religião predominante é católica e o povo vive da agricultura.
Na área de educação, o município passa por uma transformação. As escolas multisseriadas estão fechando e os alunos estão centralizados em quatro unidades, que oferecem até o ensino médio.
Quando se fala em diversão, a palavra que resume é futebol. Pode ser de campo ou de salão, é onde as pessoas se encontram e se sentem bem. Outra maneira de lazer é com as festas nas comunidades. As comemorações religiosas são comuns.
Em Chapadão do Lageado, com menos de 3 mil habitantes, é mais comum ver agricultores, professores e comerciantes. Com o aumento expressivo da indústria têxtil, começam a aparecer costureiras.
Continua depois da publicidade
Independentemente da profissão, o que a população quer é uma cidade em desenvolvimento, mas com simplicidade.
José Bráulio Inácio
_Prefeito Tem um potencial turístico grande a ser explorado.
SAIBA MAIS
População: 2.793 habitantes
Localização: Vale do Itajaí, a 53,4 km de Rio do Sul
Área: 124,47 km
Emancipação: 29/11/1995
Características: foi colonizada por alemães e vive da agricultura
Atrativos: turismo rural e ecológico
Particularidades: a cidade tem uma réplica do Cristo Redentor com seis metros de altura, no Centro
Curiosidades: como o povo é muito religioso, os fiéis seguem em romaria em 12 de outubro até o Alto do Rio Saltinho