A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que não se deve esperar por melhoras rápidas na situação econômica e que 2009 será “um ano de más notícias” devido à crise financeira que sacode os mercados internacionais.
Continua depois da publicidade
– Temos de contar com o fato de que o próximo ano, pelo menos nos primeiros meses, será de más notícias – afirmou Merkel em entrevista ao semanário Welt am Sonntag.
A chefe do governo alemão destacou que o desenvolvimento da economia é atualmente muito difícil de prever, tanto para a Alemanha como para a Europa ou o mundo.
– Conseguimos estabilizar os mercados financeiros graças ao pacote de medidas de resgate para os bancos, mas é ainda necessário que a confiança retorne e que o chamado mercado interbancário funcione de novo totalmente – disse.
Apesar de tudo, Merkel disse ter esperanças de que o pacote de medidas recentemente aprovado por seu governo sirva de ponte para que “em 2010 a economia volte a crescer”.
Continua depois da publicidade
A chanceler afirmou ainda que é favorável ao uso do pacote de medidas da União Européia (UE) para estimular as inovações e “aproveitar a atual situação para assegurar o futuro da Europa”.
Entenda a crise: