A chance de nevar diminui nesta quinta-feira em Santa Catarina. De acordo com o Ciram/Epagri, a madrugada deve ser fria com temperatura próxima a OºC e negativa em áreas altas do Estado, onde pode gear. A previsão de vento forte continua. As rajadas de vento sudoeste a sudeste devem alcançar entre 50 a 70 km/h. Há risco para navegação e pesca. As ondas podem atingir picos entre 2 a 3 metros.
Continua depois da publicidade
O amanhecer de quinta e sexta-feira deverá ser gelado e com risco de geada forte na Serra, Meio Oeste, Oeste e Planalto Norte. As temperaturas mínimas devem ficar entre -2ºC e -4ºC na Serra, 0ºC e 5ºC no Oeste, 6ºC e 8ºC no Litoral Sul e entre 8ºC e 10ºC no Litoral e Norte. Já as máximas não devem passar dos 20ºC em todo o Estado. A partir de domingo as temperaturas ficarão mais elevadas, e a tendência é de um fim de semana agradável e com sol.
Veja mais fotos do frio em Santa Catarina
Quanto à possibilidade de voltar a fazer frio forte e, principalmente, de nevar em Santa Catarina ao longo da primavera, o meteorologista Marcelo Martins, do Ciram/Epagri, diz que as chances ficam cada vez menores por não haver previsão de massa de ar frio e frente fria capazes de mudar significativamente o tempo nos próximos dias. Porém, ele admite: não é impossível.
Continua depois da publicidade

O meteorologista lembra que a primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão e, por isso, tem características de ambas. Mas por estar só no início, tem muito mais cara de inverno neste momento. Por isso, o meteorologista explica que o fato de ter nevado dessa vez não é tão surpreendente como muitos imaginam.
Marcelo diz que é até comum nevar na primeira, ainda que as ocorrências sejam mais frequentas na primeira quinzena de setembro. O que pode ser considerado anormal é o inverno, que foi embora praticamente sem frio por conta do chamado bloqueio atmosférico que não permitia o avanço das massas de ar frio e frentes frias pelo Brasil.
– O que causa estranheza não é o frio de agora, mas a secura e o calor do inverno. Houve só um registro de geada em agosto e dois em setembro, e o normal é acontecer quase todo dia. E neste ano, como o inverno foi atípico, não estávamos acostumados às baixas temperaturas.
Continua depois da publicidade
Martins prevê que os próximos dias continuarão muito frios em Santa Catarina devido à atuação de uma massa de ar seco e frio que, por sua vez, perderá força no fim de semana com o seu centro, onde é mais frio, se deslocando em direção ao mar.
Neve e sincelo marcaram a quarta-feira na Serra Catarinense
Há 12 anos, Santa Catarina não havia registrado neve durante a primavera. A sensação térmica foi de -30ºC, durante a madrugada na Serra catarinense. Entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, nevou na região. O fenômeno começou perto das 21h de terça-feira em São Joaquim.
Cléo Kuhn, meteorologista do Grupo RBS, fala sobre o fenômeno sincelo que atingiu o Morro das Torres em Urupema, na Serra catarinense. Kuhn explica as diferenças com a neve e como os resquícios de inverno ainda predominam sobre a primavera neste início de estação.
Continua depois da publicidade
Clique na imagem e veja as temperaturas em tempo real
Veja a previsão completa no clicTempo
Navegue pelo site das Estações Meteorológicas
