Comum em todo início de ano, a chamada pública de professores admitidos em caráter temporário (ACT) para a rede estadual de ensino foi tumultuada na tarde desta segunda-feira. As denúncias feitas pelos professores são diversas. Desorganização, professores de reserva técnica que estariam ocupando vaga de professores que passaram no processo seletivo e vagas que teriam sumido do sistema de um dia para o outro.
Continua depois da publicidade
– Isso aqui é uma falta de respeito com a gente 0151, reclama indignado um professor, que prefere não ser identificado.
A supervisora de desenvolvimento humano, Maria Terezinha Serafim, também desabafa e diz que é humanamente impossível atender a todos. Enquanto ela chama os nomes em uma lista que possui em mãos, centenas de professores aguardam sentados pelos corredores e escadas da Gerência Regional de Ensino (Gered), sem saber a que horas o nome deles será acionado. As dúvidas são constantes, muitos precisam sair para buscar os filhos na escola, mas temem perder a vez na chamada.
A primeira chamada de professores ACTs – que fizeram o processo seletivo em julho do ano passado – ocorreu em dezembro, quando 600 vagas de escolas da região Norte deveriam ter sido preenchidas. No início de fevereiro, foi realizada a segunda chamada para preencher cerca de 200 vagas que ainda ficaram abertas. Ontem iniciou nova chamada pública para cobrir vagas remanescentes e para preencher vagas de inclusão social.
Continua depois da publicidade
Maria Terezinha e o diretor de uma escola de São Francisco do Sul, Rangel Friolin, afirmam que, apesar do tumulto, acaba faltando professores habilitados no meio do ano. Uma das justificativa é de que alguns professores de Joinville não querem ir para cidades como São João do Itaperiú ou Barra Velha, pois não encontram um meio de condução.
Porém, quando é anunciado o fim de algumas vagas, professores habilitados ficam frustrados por não terem conseguido um lugar para trabalhar. O clima de tensão que pairou sobre a Gered na tarde de ontem deve continuar durante a semana até que todas as vagas sejam preenchidas.