Chamado pela imprensa europeia como uma “contratação bomba”, o centroavante Samu Omorodion tem correspondido todas as expectativas em no Porto, no qual já conquistou a titularidade e se tornou xodó da torcida. O atacante marcou duas vezes e foi o principal destaque no empate em 3 a 3 contra o Manchester United, nesta quinta-feira, pela Liga Europa.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Veja fotos internas do projeto de reforma da Vila Belmiro
Em seis jogos, o atacante de 20 anos já marcou sete vezes pelo clube português. Ou seja, fez gol nas últimas seis partidas pelo Porto. Por detalhes, não deixou o Estádio do Dragão como herói nesta quinta.
Continua depois da publicidade
Em crise, o United tentou surpreender os portistas. Aos seis minutos, Rashford avançou pela esquerda em jogada individual e chutou entre quatro marcadores pra abrir o placar. Pouco depois, o mesmo atacante serviu para Höjlund ampliar.
Foi aí que Samu acordou junto com a torcida local. Aos 27, desviou de cabeça, mas Onana fez uma grande defesa e brasileiro Pepê, ex-Grêmio, descontou ao escorar para as redes.
Aos 33, o centroavante venceu a disputa aérea e deixou tudo igual. Samu virou o marcador quatro quatro do segundo tempo, ao chutar no ângulo, após cruzamento de Pepê.
A vitória se desenhava para o Porto contra um United com um jogador a menos – Bruno Fernandes havia sido expulso –, mas o time inglês chegou ao empate nos descontos. O zagueiro Harry Maguire decretou o 3 a 3 nos descontos, após cobrança de escanteio. Samu já havia sido substituído pelo volante Grujic.
Continua depois da publicidade
Com 1m93cm de altura e bom porte físico, Samu é um jogador de potência e de difícil marcação. Em uma comparação, seria para o Porto uma tentativa de ter um centroavante como o sueco Viktor Gyökeres, o artilheiro do atual campeão Sporting. E está conseguindo.
A contratação de Samu foi uma daquelas sofridas e disputadas até o último minuto. Segundo o Record, o Chelsea havia acertado aquisição dos direitos federativos do atacante por 40 milhões de euros, mas saiu do negócio por não aprová-lo nos testes físicos. O Porto, então, ofereceu 15 milhões de euros por 50% ao Atlético de Madrid. Os clubes finalizaram a negociação em às 23h47 do dia 23 de agosto, quando Samu assinou até 2029.
A vida do atacante mudou completamente em poucos dias. Embora tenha sido campeão olímpico pela Espanha na França, não desfrutava de boa fase no Alavés, clube que havia sido emprestado pelo Atlético de Madrid e tinha dificuldade para balançar as redes.
Samu recuperou a confiança no Porto e os gols chegaram em profusão. O centroavante marcou sete vezes em 374 minutos, com média de um a cada 53 minutos. Foram quatro pelo Campeonato Português e três na Liga Europa.
Continua depois da publicidade
O bom desempenho colocou o atacante na mira do treinador De la Fuente para ser convocado para a seleção da Espanha. Mas ele ficou de fora da lista já que o capitão Álvaro Morata, do Milan, se recuperou de lesão.
Os torcedores poderão ter a oportunidade de observar o atacante em campo no próximo domingo, pela oitava rodada do Português, quando o Porto recebe o Braga às 16h30 (de Brasília). Os Dragões são os vice-colocados na tabela com seis vitórias em uma derrota. Somente estão atrás do Sporting, clube que manteve o 100% de aproveitamento em sete jogos.
*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.